Apenas 4% para irrigação

Estudo feito pela Embrapa Algodão constatou que dos 5 mil hectares que compõem o Estado, somente 200 mil seriam irrigáveis.

Desenvolver tecnologias que possam ajudar o homem do campo a conviver com o clima seco e árido da região Nordeste, incentivando a sustentabilidade e a agricultura familiar. Esse é apenas um dos objetivos da Embrapa Algodão, sediada em Campina Grande e que esta semana comemora 37 anos de história. Ontem, durante uma série de palestras os pesquisadores alertaram para uma realidade preocupante: a Paraíba possui apenas 4% de sua área propícia à irrigação.

Um estudo feito pelos pesquisadores da Embrapa Algodão constatou que dos 5 mil hectares que compõem o Estado, somente 200 mil seriam irrigáveis. O índice, conforme o diretor geral da instituição, Napoleão Beltrão, é o menor do Nordeste.

“Hoje, o Nordeste possui uma área irrigável de mais de quatro milhões de hectares, sendo mais de um milhão na Bahia, 500 mil hectares no Ceará e 400 mil em Pernambuco. O nosso Estado tem a menor área, o que aumenta a necessidade de investimentos em cultivares que sejam resistentes à seca e consigam conviver com pouca água”, alertou.