Pior desempenho em abril

Em pregão morno, principal índice da bolsa virou nos minutos finais da sessão e fechou em alta de 0,26%.

A Bovespa teve em abril o pior desempenho em relação aos sete meses anteriores. A queda foi causada pelas incertezas do cenário externo, que devem continuar a trazer volatilidade para o mercado acionário brasileiro no mês de maio. Em um pregão morno, espremido entre o fim de semana e o feriado de primeiro de maio, o principal índice da bolsa virou nos minutos finais da sessão e fechou em alta de 0,26%, chegando a 61.820 pontos. No mês, o Ibovespa recuou 4,17%, maior queda desde setembro de 2011, quando caiu 7,4%.

O giro financeiro ficou em R$ 4,83 bilhões nesta segunda-feira, volume bem menor do que a média diária de abril.A crise europeia, com destaque para a Espanha, os renovados sinais de fraqueza econômica nos Estados Unidos e a desaceleração na China continuarão no radar de investidores no próximo mês, dizem analistas.

"O cenário é de volatilidade. Se não houver uma ruptura na zona do euro e se o dólar permanecer nos níveis atuais, pode haver uma porta de entrada de estrangeiros, mas o clima de montanha russa continua", disse Pablo Spyer, chefe da divisão de corretagem na Mirae Securities. "No mês que vem, a gente continua pagando o preço da situação externa", afirmou Romeu Vidale, superintende de renda variável na Concórdia Corretora. "O cenário está muito conturbado, está muito difícil apostar numa recuperação no curto prazo."