Estado precisa vacinar rebanho

Paraíba precisa atingir o percentual de 90% do rebanho vacinado contra a aftosa, para garantir certificação do Ministério da Agricultura.

Para conseguir a autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a realização do inquérito soro-epidemiológico a Paraíba precisa atingir o percentual de 90% do rebanho vacinado contra a febre aftosa. A primeira etapa da campanha anual da vacinação na Paraíba foi lançada no último dia 2 e os criadores têm até o final deste mês para realizar a imunização dos animais. “É muito importante que os criadores realizem esta imunização. Isto irá ajudar também o Estado a conseguir chegar à etapa dos exames sorológicos”, ressaltou Mário Borba.

O procedimento de vacinação deve ser feito pelo próprio criador – que é responsável pela aquisição das doses. A vacina tem dosagem específica de 5 ml e precisa ser mantida na temperatura de 2ºC a 8ºC. Para garantir o bom andamento da campanha, cerca de 100 profissionais ligados à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca trabalharão no levantamento da quantidade de vacinas disponibilizada nas farmácias.