Dicas de informática úteis para o dia a dia

 Independente do sistema operacional de sua máquina e programas  utilizados, a dica é ficar atento aos famosos ‘atalhos’. 

Diante de tantos aplicativos, programas e recursos disponíveis na internet, será que você sabe realmente usar o computador como um aliado no trabalho ou nas atividades do dia a dia que necessitem o uso da máquina? Usar os softwares com rapidez e tornar as atividades ainda mais práticas são uma das vantagens em conhecer e aproveitar melhor as facilidades desse objeto.

É mais comum encontrar computadores funcionando com sistema operacional e programas básicos de edição de texto, planilha eletrônica, editor de fotografia em uma das versões criadas pela Microsoft. Para obter um pacote desses programas gasta-se entre R$ 169,00 a R$ 179,00, com uma licença de três anos. Por conta dessa despesa adicional, há quem faça uso do sistema operacional Linux e seus aplicativos, equivalentes aos oferecidos pela Microsoft. A diferença é que os pacotes Linux estão disponibilizados gratuitamente na internet www.br-linux.org/download. "O linux tem um sistema operacional como o Windows. A gente pode baixar esses programas nas comunidades da internet grátis para usuários do Linux e pode manusear as ferramentas que tem as mesmas características do microsoft office. A qualidade de trabalho é a mesma e a vantagem é que não precisa pagar pela licença de uso", sugere a instrutora de informática Anne Caroline Martins.

Seja qual for o sistema operacional de sua máquina e os programas básicos utilizados, a dica é ficar atento aos famosos ‘atalhos’ ou macetes inseridos nos softwares, afinal quem não conhece o Ctrl+C e o Ctrl+V? De acordo com a instrutora de informática, mesmo que você não tenha feito um curso básico de computação, basta um pouco de atenção ao utilizar os programas para identificar as facilidades das ferramentas.

"Sempre no menu, ao lado das ferramentas, vão aparecer os atalhos. É só parar o mouse sobre a ferramenta que ele mostra o atalho", disse.

As facilidades oferecidas pelos softwares de informática básica são aproveitadas pelo estudante Igor Messias, 19 anos. Há quatro meses ele frequenta um curso profissionalizante de computação na Microlins e conta que tem utilizado principalmente os ‘atalhos’ do editor de texto para elaborar os trabalhos da faculdade.

Além de conhecer as ferramentas dos softwares, organizar de maneira correta a distribuição dos documentos no computador também facilita o manuseio da máquina. Por isso, evite principalmente armazenar os arquivos de forma dispersa e também não exagere em disponibilizar tudo no desktop (área de trabalho). A instrutora orienta ainda que para ganhar tempo nas atividades, a área de trabalho do computador só deve armazenar os programas e arquivos de uso mais frequente.