Governo zera alíquota do ICMS de ração na PB

Comerciantes de ração e matérias-primas para o rebanho dos 195 municípios paraibanos atingidos pela seca, estão isentos de ICMS.

Os contribuintes paraibanos que comercializam rações animais e matérias-primas para o rebanho nos 195 municípios paraibanos atingidos pela estiagem este ano, estão isentos de cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Receita, zerou a alíquota dos estabelecimentos.

A medida, na prática, visa a baratear o preço final dos principais produtos que servem de alimentação ao rebanho bovino e da ovinocaprinocultura, que são custeados pelos pequenos produtores e agropecuaristas da Paraíba. A Receita Estadual solicitou a adesão ao convênio já aprovado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e publicado no Diário Oficial da União. A medida já está em vigor.

O imposto será isento nas operações interestaduais dos produtos para os municípios listados no convênio ICMS nº 54, que foi publicado na última segunda-feira (28) no Diário Oficial da União. Em uma operação normal, a venda da ração animal por uma empresa do Estado de São Paulo à Paraíba seria tributada com uma alíquota de 7%. Agora, esta alíquota fica isenta até que a situação dos municípios se normalize.

Para o secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, a medida vai reduzir os custos dos pequenos produtores paraibanos que estão em dificuldade de alimentar o rebanho nesse momento de estiagem. "O intuito de desonerar os estabelecimentos que comercializam ração animal no Estado do ICMS é para que chegue na ponta, ou seja, que beneficie os pequenos produtores e agropecuaristas com um preço menor.

Essa é a determinação do governador do Estado”, frisou.

O secretário informou que o vendedor deve registrar na saída da mercadoria que o produto está isento de ICMS e citar o número do convênio (nº 54) na Nota Fiscal. Marialvo Laureano lembrou ainda que já existe a isenção do ICMS para a ração animal e seus insumos nas operações internas. "A novidade é que a isenção ocorre agora nas vendas entre os estados. Como boa parte dos insumos é comprada fora do Estado, haverá isenção dos 17% na base de cálculo do imposto aos estabelecimentos dos 195 municípios atingidos pela seca na Paraíba”, mas reforçou: "O benefício vale apenas para os destinatários que estejam domiciliados em municípios com situação de emergência ou de calamidade pública declarada em decreto governamental, em decorrência da estiagem que atinge o semiárido”, lembrou.

Na última terça-feira, o governador Ricardo Coutinho decretou a situação de emergência em mais 25 municípios paraibanos. Com isso, o número de cidades atingidas pela seca que estava em 170 passou para 195 municípios.