Novo nicho movimenta economia

Empresários da região inovam e oferecem serviços personalizados e ricos em elementos culturais, para conquistar os clientes.

Os biscoitos e tortas oferecidos no “Café com Retalhos” são produzidos por outra empreendedora, irmã de Sueli. Além de serem servidos no local, podem ser comprados para serem levados para casa. No café, também há quadros expostos de um artista local, que estão à venda. “Esse é um excelente exemplo da produção associada, que contribui para o desenvolvimento econômico da cidade”, disse Míriam, explicando que um empreendedor divulga os produtos dos demais, gerando uma cadeia de turismo associado à produção.

Na Pousada Vila Real, em Areia, os conceitos de economia criativa, produção associada e turismo de experiência também estão visíveis. Lá ainda há mais um novo nicho de mercado, a “pousada boutique”. Inaugurada há pouco mais de um ano, a pousada expõe em suas dependências obras de arte, móveis e objetos que podem ser comprados pelos visitantes. “Existem poucas pousadas com esse conceito no Brasil. A maioria delas em São Paulo e Minas Gerais. Acredito que esta seja a primeira do Nordeste. Mas para estar inserida nesse contexto há um perfil a ser seguido”, diz Míriam Rocha.

O proprietário, Leonaldo Andrade, explica que uma “pousada boutique” precisa ter decoração e atendimento personalizados, possuir menos de 50 apartamentos, trabalhar com a inclusão social e serviços diferenciados integrados à região. Ou seja, a pousada precisa ter uma identificação com o local em que está inserida, resgatando sua história e cultura. Onde hoje é a pousada funcionou um seminário inicial de padres, que foi restaurado, preservando a arquitetura original.

Em sua decoração, foram usados os ladrilhos hidráulicos (revestimento ecologicamente correto, fabricado artesanalmente) que faziam parte das casas antigas de Areia. Os móveis são de madeira de demolição e integrados à natureza.

“Oferecendo a nossos hóspedes o turismo de experiência, de vivência. Ao chegarem na pousada, eles são recebidos por duas jovens musicistas tocando violino. Ao final da apresentação, elas se dispõem a ensinar aos turistas tocarem o instrumento”, diz Leonaldo.