Mantega já prevê PIB menor este ano

Ministro da Fazenda falava anteriormente em um crescimento acima de 2,7% da economia neste ano.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro crescerá pelo menos 2,5% em 2012. Ontem, o Banco Central anuncia sua nova projeção para o PIB – a expectativa atual da autoridade monetária é de uma alta de 3,5%.

Mantega, que anteriormente falava em um crescimento acima de 2,7% da economia neste ano, deu a declaração depois do anúncio de um pacote de compras governamentais para estímulo da economia de R$ 6,6 bilhões além do previsto no Orçamento – no total, serão R$ 8,4 bilhões.

O mercado financeiro, consultado pelo BC através do relatório Focus, acredita que a alta do PIB neste ano se limitará a 2,18%.

"Neste momento a economia brasileira já está crescendo, em um crescimento gradual. O primeiro dado que mostra isso é o relatório de crédito do Banco Central, que mostra que em maio o volume de financiamentos cresceu a taxas expressivas em maio.

Nossa relação crédito/PIB subiu de 49% para 50,1%", afirmou o ministro.

Ele declarou ainda que as taxas de juros em queda e o dólar mais caro em relação ao real aumentam a competitividade da indústria brasileira, e que a massa salarial crescente aumenta a confiança da população brasileira. "Este processo [de juros em queda e real desvalorizado] está somente no início, e deverá provocar impactos importantes na economia nos próximos meses."

Mantega disse também que novas medidas devem ser tomadas pelo governo para estimular um crescimento maior da economia brasileira neste ano. "Esta medida anunciada hoje não foi a primeira e não será a última a ser tomada."

MENOS CONFIANÇA
As entidades internacionais perderam o otimismo em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que o índice teve uma queda expressiva, com 5 pontos positivos.

Anteriormente, foram registrados 14 pontos. A expectativa de mais da metade dos entrevistados é que o crescimento do PIB fique entre 1,6% e 3,5%.

Divulgados ontem, os resultados fazem parte da segunda edição do Monitor da Percepção Internacional do Brasil. O estudo ainda destaca que, do total de entrevistados, 41% projetam taxa de inflação acima da meta oficial de 4,5%. Na pesquisa, o indicador aponta 5,5% de inflação para este ano.

O levantamento também mostra que “as políticas de redução das taxas de juros, pelo Banco Central e pelos bancos comerciais públicos, acompanhadas pelos bancos privados, tiveram impacto sobre a percepção dos agentes internacionais sobre o tema”.