Comércio cresce 7,6% no semestre

Desempenho foi considerado o menor para o primeiro semestre desde 2010; endividamento e inadimplência impediram melhor performance.

A atividade do comércio no país teve alta de 7,6% no primeiro semestre do ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Foi o menor desempenho para os primeiros seis meses do ano desde 2010.

No primeiro semestre de 2010, o crescimento foi de 10,7%, e na primeira metade do ano passado, a alta havia sido de 9,6%. Os dados foram divulgados ontem pela Serasa Experian.

No mês de junho, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o país recuou 0,2% ante maio, na série com ajustes sazonais.

De acordo com economistas da entidade, os elevados níveis de endividamento e de inadimplência dos consumidores impediram um desempenho mais favorável da atividade varejista neste primeiro semestre de 2012.

Esses fatores teriam levado "os consumidores a priorizarem o pagamento de dívidas em vez de contraírem novos financiamentos".

Segundo a Serasa, os setores incentivados com isenções tributárias registraram bons desempenhos neste primeiro semestre de 2012.

O movimento nas lojas de material de construção foi 7,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. As lojas de veículos, motos e peças acusaram alta de 7,4%.

Já o varejo especializado de móveis, eletroeletrônicos e informática exibiu um ritmo de atividade 5,2% acima do registrado em 2011.