Paraíba tem a 3ª maior alta na renda

Estudo mostra que entre 2004 e 2009 a Paraíba apresentou um incremento de 43,3% no rendimento médio dos trabalhadores.

A Paraíba registrou a terceira melhor média do país em crescimento da renda dos trabalhadores na segunda metade dos anos 2000. Isso é o que aponta o ‘Perfil do Trabalho Decente no Brasil’, estudo realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e divulgado nesta semana, que traz um perfil detalhado do desempenho econômico de cada estado brasileiro nos últimos anos.

Segundo a pesquisa, entre 2004 e 2009, a Paraíba apresentou um incremento de 43,3% no rendimento médio dos trabalhadores, ficando atrás apenas dos estados de Alagoas (50,7%) e Acre (49,5%) em nível nacional. Apesar de ainda ter o pior salário médio de admissão do país, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (atualmente a média é de R$ 768), a evolução constatada pelo estudo é atribuída pelo economista José Fernando Chagas a três fatores muito simples. “Em primeiro lugar, nos últimos dez anos, o Nordeste cresceu muito economicamente, até mais do que o Sul e o Sudeste. Além disso, esse resultado é fruto de repasses governamentais, como o auxílio por meio da Bolsa Família, e os próprios programas de incentivo à economia local”, disse.

Como lembrado pelo economista, os projetos de auxílio às classes mais baixas da população têm um papel fundamental no rendimento mensal de muitos paraibanos. De acordo com a pesquisa, em função da representatividade dos programas de transferência de renda e do pagamento dos benefícios da previdência e assistência social, a Paraíba possui a menor participação dos rendimentos provenientes do trabalho na renda das famílias, com um percentual de apenas 54,9%. Em seguida, vêm outros quatro estados do Nordeste: Piauí (55,1%), Ceará
(55,7%), Rio Grande Norte (55,8%) e Pernambuco (56,5%).

“De fato, o salário médio no Estado ainda é muito baixo, valor compensado pelos repasses governamentais, a exemplo do Bolsa Família. O problema é que a população mais carente acaba ficando dependente desse tipo de ajuda”, acrescentou Chagas.

A economista e gerente de estratégia do Sebrae-PB, Ivani Costa, lembra que não só o Nordeste, mas a Paraíba também vem apresentando crescimento do PIB nos últimos anos. “O próprio PIB da Paraíba tem crescido bastante de uns tempos para cá, chegando a ser um dos melhores da região. O aumento dos salários é apenas um reflexo do incremento da indústria, do comércio, serviços", disse.