Gestão de excelência expande clientes

Estratégias aplicadas na condução de seus negócios, garante recomnhecimento às empresas que empregam a gestão de excelência.

As empresas paraibanas que empregam a chamada gestão de excelência vêm sendo reconhecidas por desempenho bem acima da média devido às estratégias aplicadas na condução de seus negócios.

Foi pensando em promover a troca de experiências entre esses gestores que o Programa Paraibano de Qualidade (PPQ) realiza até hoje o Congresso Paraibano de Excelência em Gestão (Conpeg), no Hotel Tropical Tambaú.

O evento, que teve início na manhã de ontem, tem como objetivo disseminar o chamado Modelo de Excelência de Gestão (MEG).

“O Modelo de Excelência de Gestão (MEG) trabalha com 11 fundamentos básicos, estimulando os gestores a terem visão sistêmica, valorizar os colaboradores e os clientes, buscar sempre inovar e pensar no futuro. Esse prêmio busca justamente valorizar aquelas empresas que investem numa gestão de qualidade para aumentar seus ganhos”, comentou o economista e presidente do PPQ, Rafael Bernardino.

Apesar de ser um processo lento, o economista garante que, aos poucos, as empresas vêm se reformulando e se preocupando mais com a melhoria de sua gestão.

“O prêmio trabalha há dez anos divulgando esse modelo de excelência e já é possível perceber o empenho dos empresários em adotar esses fundamentos. Os gestores já estão mais cientes das estratégias ideais para reter talentos e esse tipo de reunião é essencial para fortalecer essa consciência”, afirmou.

A empresa paraibana Softcom, que desenvolve softwares para empresas, começou a investir na gestão de excelência em 2008 e já apresenta resultados visíveis atualmente.

De acordo com o diretor da empresa, Renato Rodrigues, a Softcom teve um incremento de 300% em sua cartela de clientes desde 2009.

“Também abrimos filiais. Antes, só tínhamos Softcom em João Pessoa e já chegamos em Campina Grande, Patos e Recife.

Acredito que isso tenha acontecido porque adquirimos a confiança e a disciplina necessárias para crescer”, declarou.

Os resultados obtidos ao longo desses anos são atribuídos pela diretoria da Softcom às novas estratégias aplicadas há quatro anos.

“Além de termos aumentado a nossa clientela, constatamos que 40% dos novos negócios são fruto de indicações de outros clientes e 90% de nossa pós-venda classifica o atendimento da Softcom como bom ou excelente. Se bem explorados, os fundamentos do MEG são capazes de gerar resultados excepcionais, não apenas financeiros, mas também de reconhecimento por parte do público”, acrescentou.

Além dos méritos conquistados pela própria empresa, Renato garante que 30% dos funcionários da Softcom têm certificação de qualidade individual, “o que certamente estimula os novos colaboradores a crescerem sempre”, finalizou.

QUATRO PREMIADAS
Dentro do Conpeg, foi entregue, ontem à noite, o Prêmio Paraibano da Qualidade (PPQ) para quatro organizações na Paraíba, vencedoras do ciclo 2011/2012, no auditório do Hotel Tambaú.

As quatro empresas que receberam o prêmio foram a Softcom Tecnologia, Vijai Elétrica do Brasil; EJA Consultoria e Refresco Guararapes Ltda. (Coca-Cola).

Estiveram presentes durante o primeiro dia de congresso e na noite da premiação, os dirigentes de entidades de classe, autoridades e empresários que tiveram seus negócios premiados pelo Sebrae, pelo Prêmio Nacional de Qualidade, promovido pela Fundação Nacional de Qualidade, e pelo Prêmio Paraibano de Qualidade.