Notebooks ultrafinos ganham destaque

Práticos, confortáveis e muito potentes, os ‘Ultrabooks’ vêm despertando interesse dos apaixonados por tecnologia.

No mundo dos produtos tecnológicos, o que ontem era considerado objeto de última geração é hoje encarado como produto ultrapassado, prestes a cair em desuso. Quem parece começar a correr esse risco são os notebooks, que a cada dia vêm sendo trocados pelos computadores ultrafinos. Acompanhar o ritmo da evolução tecnológica pode não ser tarefa fácil, por isso entender as diferenças e vantagens desses novos personagens é essencial para fazer a escolha certa na compra da máquina.

Ultrabook é a nomenclatura dada a computadores superfinos, que seguem uma série de determinações criadas pela Intel Corporation (multinacional fabricante de circuitos integrados e criadora da marca Ultrabook). As máquinas foram desenvolvidas para competir com o MacBook Air, criado pela Apple, e já é uma grande potência no mercado tecnológico paraibano, conforme explicou Felipe Sales, gerente de uma grande loja de produtos de tecnologia na Paraíba. “As pessoas querem um computador fácil de levar para universidade, para o trabalho, mas que tenha eficiência, que sirva tanto para acessar internet como rodar softwares pesados. Os computadores ultrafinos conseguiram essa união e os consumidores estão dispostos a pagar mais pelos benefícios”, comentou.

Práticos, confortáveis e muito potentes, os Ultrabooks vêm despertando interesse dos apaixonados por tecnologia, pois apresentam, em um só produto, beleza e potência. Com preços que variam entre R$ 3 mil e R$ 7 mil, à primeira vista, a máquina chama atenção por sua espessura finíssima, mas as vantagens desses produtos vão além do conforto estético.

Para ser considerado um Ultrabook, os computadores devem seguir algumas especificações mínimas, determinadas pela Intel Corporation: ser equipado com processadores da terceira geração da família Intel™ Core (Core i3, Core i5 ou Core i7), além de ter espessura máxima de 1,8 cm, para computadores com tela de até 13,3 polegadas, e de 2,1 cm para computadores com tela de 14 polegadas ou mais.

Outra vantagem dos Ultrabooks é a rapidez, retornando do modo de hibernação em menos de sete segundos. Além disto, a autonomia da bateria é de, no mínimo, cinco horas, com produtos que chegam a atingir até oito horas ligados.

Os computadores possuem ainda o Intel Anti-Theft, tecnologia antirroubo que permite o bloqueio do uso do computador, caso seja roubado, e o sistema Intel Identity Protection, que ajuda a evitar fraudes em transações on-line.

O professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Márcio Ugulino ressalta a potência que esses computadores têm para os consumidores.

“Basicamente abrimos o Ultrabook e está lá o sistema operacional, pronto para ser usado em cerca de 15 segundos.

Temos agora um HD que mais parece um grande pendrive, com capacidade de leitura e gravação superior em mais de cinco vezes a velocidade dos antigos HDs, sem falar na economia de bateria proporcionada por eles”, disse.

O especialista comentou ainda que as vantagens têm seus preços, que nem sempre agradam os consumidores. “A maior desvantagem de se adquirir um Ultrabook é o alto preço destes dispositivos aqui no Brasil. Todos esses ganhos em potência vêm atrelados a um alto custo por GigaByte", comentou Márcio Ugulino. (Especial para o JP)