Ouro e Bolsa lideram as aplicações financeiras no Brasil

Foi o segundo mês de bom desempenho na Bolsa brasileira, que termina agosto com valorização de 1,72% no índice Ibovespa

O ouro e a Bovespa foram as melhores aplicações financeiras em agosto. Foi o segundo mês de bom desempenho na Bolsa brasileira, que termina agosto com valorização de 1,72% no índice Ibovespa, termômetro dos negócios com ações no país.

No ano, porém, a Bolsa ainda patina, com valorização de apenas 0,54% em 2012.

O melhor desempenho entre as aplicações em agosto o ouro, opção de aplicação ainda difícil para o pequeno investidor. O metal termina o mês com alta de 2,74%, seguindo a valorização internacional nos preços das commodities após a seca nos EUA.

Na renda fixa, a velha poupança segue imbatível com rendimento de 0,51% líquido de Imposto de Renda. Já a poupança, que teve o rendimento rebaixado para 70% da taxa Selic, deu 0,47% em agosto. Quem aplicou em fundo DI teve ganho de 0,65% bruto no mês -0,50% a 0,55% líquido, dependendo do prazo de resgate. A surpresa ficou para os fundos de renda fixa, que aplicam em títulos antigos que foram prefixados com taxas elevadas. Com a queda nos juros, esses papéis ficaram mais procurados e tiveram forte ganho de preço. O dólar recuou 0,78%, mas no ano segue com valorização de 8,67%, só perdendo para 14,63% do ouro.