PB e RN serão Zona Livre de Aftosa

Paraíba e o Rio Grande do Norte, assinaram documento que possibilta o fim da barreira sanitária para o gado dos dois estados. 

A Paraíba e o Rio Grande do Norte assinaram ontem, em Parnamirim (RN), a Instrução Normativa do Ministério da Agricultura que cria a Zona Livre de Aftosa com vacinação. A instrução inclui a Paraíba e o Rio Grande do Norte no inquérito sorológico e vai possibilitar o fim da barreira sanitária do gado para estados da região nas mesmas condições.

A instrução foi assinada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro, pelo vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini.

Para o vice-governador Rômulo Gouveia, a inclusão da Paraíba nessa sorologia demonstra a evolução da defesa agropecuária da Paraíba, que cumpriu as metas preconizadas na auditoria realizada pelo Mapa. “A Paraíba passa por dificuldades semelhantes ao Rio Grande do Norte devido à seca, mas superamos muitas barreiras tomando as medidas necessárias para criar as condições de ter um estado livre da aftosa”, explicou o vice-governador. Ele ainda destacou a atualização e a informatização do cadastro de produtores paraibanos, a elevação da cobertura de vacinação da aftosa de 75% para 85%, a contratação de técnicos agropecuários, aquisição de veículos, equipamentos e material para realização de barreiras móveis como fatores para o fim das barreiras sanitárias.

O ministro Mendes Ribeiro disse que o Mapa está iniciando os procedimentos necessários na Paraíba e no Rio Grande do Norte para que o Nordeste, em breve, chegue ao nível de aftosa zero.

“Isso representa uma vitória e um novo caminho que estamos trilhando para o setor agropecuário do Nordeste. Tudo leva a crer que, com os compromissos formados pelos governos da Paraíba e do Rio Grande do Norte, atingiremos as condições de zonas livres da aftosa com vacinação”, explicou o ministro.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, disse que com a assinatura da instrução espera que, até o final do ano, a Paraíba seja considerada definitivamente zona livre da aftosa com vacinação, o que é positivo para os produtores com a agregação de valor ao rebanho que não precisará passar pela “quarentena” ou barreiras para sair do Estado. “Quem ganha com isso é o setor pecuário e a economia do Nordeste”, completou Mário Borba.