Planeje-se para sair ‘do vermelho’ em 2013

Caminho para sair ‘do vermelho’ em 2013 é o planejamento

Com a chegada do novo ano, é natural que o paraibano prepare a tradicional lista de objetivos para 2013. No entanto, quando a renda está comprometida com dívidas adquiridas ao longo de 2012, melhor mesmo seria preparar uma lista de planejamento do orçamento familiar. Segundo o planejador de finanças pessoais Rafael Bernardino, é fundamental nunca gastar mais do que se ganha, evitar fazer dívidas sem um planejamento prévio e nunca confundir desejo com necessidade.

“Não há uma regra que possa ser indicada como básica, pois cada família tem uma situação diferente. Mas os gastos mensais precisam ser bem planejados e, além disso, o ideal é poupar, no mínimo 10%, da renda familiar todos os meses”, explicou.

Para conseguir chegar à tranquilidade financeira, o economista, empresário e consultor de finanças, Altemir Farinhas, afirma que reunir a família para listar as receitas e despesas é o primeiro passo. “Isso pode ser feito em um caderno, planilha Excel ou utilizando outro programa de computador. É muito importante entender que é preciso lançar as despesas por ‘categorias’, com despesas boas, ruins e ocultas”, disse.

Segundo Altemir, fazendo a projeção para 12 meses é possível se preparar para os momentos difíceis e ter condições financeiras para alcançar os objetivos. “Uma pessoa com um salário líquido de R$ 1.000,00, ao poupar R$ 100,00 por mês, em doze meses terá poupado um salário inteiro. É como se tivesse um 14º salário”, comentou.

O consultor de planejamento econômico e finanças pessoais, Kleber Gleideston, acrescenta que a dica é sempre consumir menos do que se ganha. “É muito importante sabermos separar e classificarmos nossos gastos, de modo que não precisemos recorrer a financiamentos a taxas de juros elevadas. Outra dica importante é reduzir os gastos supérfluos, transferindo este gasto ao ‘não consumo’”, disse.

A auxiliar de serviços gerais Lucileide Cipriano e seu esposo, Gerson Oliveira, entenderam o recado e já resolveram reduzir os gastos da família. Eles resolveram sair do aluguel e morar na casa da mãe de Gerson durante o ano de 2013. Além disso, optaram por uma escola mais em conta para a filha, Ana.

Dessa forma, o casal acredita que conseguirá dar entrada na casa própria no próximo dezembro. “Queremos uma casa em João Pessoa, de preferência, perto da família e do serviço de Gerson, para fazermos essa melhoria de vida, precisaremos nos planejar direitinho e fazer alguns sacrifícios”, comentou Lucileide.

Gerson acredita que, se livrando do aluguel, será possível abrir o próprio negócio. “Lido com informática, mas isto ainda é um extra. Creio que se não tivermos os gastos com aluguel, será possível começar a colocar os planos em prática e, quem sabe, melhorar a renda da família”, completou.

Altemir Farinhas acrescenta que o controle é importante e o planejamento financeiro essencial. “Mas não devemos nos preocupar com um percentual para cada coisa. A vida já é difícil e se controlarmos tudo como um computador, vamos nos estressar. Isso não quer dizer que o controle não seja necessário, ao fazer o planejamento financeiro utilizando ‘categorias’ de despesas, você visualiza para onde o dinheiro está indo”, concluiu.