Aliar ferramentas ajuda a proteger computador

Para combater as ‘pragas cibernéticas’ sói um antivírus não basta, é preciso aliar o uso de outros softwares e bom senso do usuário.

Muita gente acha que ter um antivírus no computador é suficiente para garantir a segurança da máquina. Entretanto, esta não deve ser a única ferramenta usada para tranquila navegação na internet. Isso porque o combate às ‘pragas’ cibernéticas dependem tanto dos hábitos de quem está na frente do computador, como de diversos outros softwares, a exemplo dos anti-spywares, que impedem o acesso de programas maliciosos que tentam coletar informações dos usuários, como senhas de e-mail e internet banking.

Estes programas traiçoeiros podem surgir de locais que o usuário nem se dá conta, como anexos de e-mails, mensagens de chats e outros links que aparecem com único intuito de prejudicar quem está do outro lado da tela, por essa razão é necessário unir tecnologia com bom senso do usuário.

O professor José Quaresma Filho, especialista em segurança virtual do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), garante que os softwares de segurança devem ser aliados aos hábitos de quem está usando as máquinas. “A segurança depende de vários fatores. Os programas de segurança resolvem apenas 30% do problema, porque muitos desses devem ser impedidos pelo próprio usuário. Segurança não é só tecnologia, ela também depende das pessoas e dos processos. Às vezes você bota um antirvírus e acha que está seguro, mas também tem que ter vários outros fatores e ferramentas”, ressaltou.

Os antivírus não são os únicos softwares a coibir o ataque de programas maliciosos. Considerado um dos anti-spywares mais completos do mercado, o Ad-Aware já foi baixado por mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, cerca de cinco milhões só no Brasil. Disponível nas versões gratuitas e pagas, ele conta com ferramentas que barram arquivos maldosos durante a navegação.

Exemplo desse ferramenta é a TrackSweep, recurso que deleta os rastros de navegação do usuário, reduzindo a possibilidade dos spywares (programas que acessam informações do usuário) coletarem dados deixados para trás. A versão Internet Security ainda oferece um antivírus integrado às suas funcionalidades, redobrando a proteção da máquina.

Além dos anti-spywares, os firewalls são aplicativos que funcionam como barreiras de proteção que ajudam a bloquear o acesso de conteúdo maldosos à máquina, sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. Os firewalls trabalham usando regras de segurança, fazendo com que pacotes de dados que estejam dentro das regras sejam aprovados, enquanto todos os outros nunca chegam ao destino final.

O Comodo Firewall é um desses aplicativos que oferecem uma camada extra de proteção ao computador. A ferramenta ‘Sandbox’ permite que o usuário execute qualquer aplicativo em um ambiente separado do Windows normal, dessa maneira, um programa infectado com malwares (programa malicioso) não consegue se espalhar pelo sistema.

Para isso, é necessário arrastar o atalho do aplicativo até o quadro “Sandbox Objects”, na janela principal do Comodo Firewall. Assim, o aplicativo é aberto normalmente, mas com uma borda verde em torno para indicar que ele foi iniciado por essa ferramenta.

No que diz respeito às pessoas, precaução é o segredo para garantir a segurança nas máquinas, conforme defende o professor José Quaresma Filho. “É importante treinar e conscientizar as pessoas. O computador é usado na maioria para acessar a internet, então o usuário tem que ter consciência e não acessar conteúdos que não dizem respeito a eles. Um dos mandamentos da navegação segura é não abrir anexo de e-mail que não é para você, pois a grande disseminação das pragas virtuais é através do e-mail. São coisas simples, mas que podem garantir a segurança de quem entra na internet”, aconselhou. (Especial para o Jornal da Paraíba)