Abate de frango recua na PB

Redução de 4,7% no 4º trimestre do ano pode ter sido influenciada pela alta nos custos de produção de milho e soja.

Após 3 anos de forte expansão, a estiagem que assolou a Paraíba combinada com elevação dos custos causaram impacto negativo também no abate de frango no 4º trimestre de 2012. A produção paraibana reduziu o número de aves abatidas em 4,7% no período. O total do ano passado foi de 4,8 milhões contra os cinco milhões de 2011. Os dados são do indicador ‘Estatística da Produção Pecuária’, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A redução no 4º trimestre do ano, período no qual normalmente o produto é mais procurado, pode ter sido influenciada pela alta nos custos de produção de milho e soja. De acordo com o diretor executivo da Guaraves, Veronildo Coutinho, os insumos alcançaram níveis recordes em 2012 e as empresas precisaram retrair o número de abates. “Foi um ano atípico”, afirmou.

No acumulado de 2012 sobre 2011, praticamente não houve acréscimo com 19 milhões de frangos abatidos contra 18,9 milhões (+0,2%). A estabilidade no abate para a Paraíba foi compensada pela queda de produção em parte dos estados nordestinos. Por conta disto, o volume de abate de aves paraibano se manteve na terceira posição no ranking da região, atrás da Bahia que abateu 80,7 milhões (+13,8%) e de Pernambuco com 47,9 milhões e queda de 12,5%.

No balanço acumulado, Veronildo afirmou que a Guaraves manteve sua produção de 2011, com 600 mil aves por semana e, para 2013, as perspectivas são de acréscimo neste volume.

“Esperamos um incremento de 10% na produção semanal para este ano”, comentou.

Estas perspectivas, conforme explicou, estão fundamentadas na expectativa de uma safra recorde para este ano no país – o que deve influenciar a redução dos custos de produção – aliada à entrada do ‘franguinho’ na cesta básica do brasileiro. Esta última foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff neste ano e deve influenciar numa expansão do consumo deste alimento.

“As desonerações no preço do frango vão ajudar às empresas do setor a retomarem sua produção neste ano”, assegurou o empresário.

No país, no 4° trimestre de 2012 foram abatidas 1,288 bilhão de cabeças de frangos representando queda de 3,3% em relação ao trimestre imediatamente anterior. Na comparação com o mesmo período de 2011 houve queda de 2,4% – saindo de 1,3 bilhão para 1,2 bilhão.