‘Verão’ prolongado esgota estoque de ventiladores

Calor impulsiona vendas de ventiladores no comércio e com o fim do IPI reduzido para linha branca em junho, consumidores adiantam compras.

O inverno insiste em não aparecer em 2013, e com o verão prolongado a venda de ventiladores no comércio pessoense é tão grande que o produto chega a faltar no estoque de algumas lojas de João Pessoal.

Em algumas lojas o incremento nas vendas já chega a 80%. “O ventilador já chegou a acabar no nosso estoque por causa da grande procura. Outro produto bastante procurado é o ar-condicionado, principalmente o de 7000 BTUs e o de 9.000 BTUs”, disse o vendedor Djalma Marques dos Santos, que trabalha em uma das lojas do comércio pessoense.

A venda por produtos da linha branca também está em alta. Os consumidores estão adiantando as compras de itens como máquina de lavar e refrigerador, já que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) termina em junho.

Segundo Djalma, outros produtos que estão tendo bastante saída na loja são as máquinas de lavar, tanquinhos e refrigeradores.

“Com a divulgação do fim da redução do IPI, o pessoal começa a correr para as lojas”, disse Djalma Santos.

O gerente de um dos estabelecimentos da cidade, José Jackson, afirmou que a procura pela máquina de lavar é intensa no estabelecimento. “Acredito que isso se deve ao fim do IPI reduzido e as nossas promoções de até 18%”, destacou.

Um dos consumidores que estavam nas ruas de João Pessoa ontem à procura de um ventilador para sua residência foi o servente de pedreiro Roberto Raimundo da Silva. “Já tinha dois ventiladores em casa e vou comprar o terceiro porque não tem quem aguente dormir com tanto calor”, disse.

A dona de casa Francisca Teles confessou que pretendia iniciar a pesquisa dos preços dos ventiladores.

“O calor está demais e somente o ventilador nos ajuda a dormir”, afirmou.

A coordenadora de vendas do Armazém Paraíba, Rosângela Queiroga, disse que a procura por ventiladores teve acréscimo de 20% nos últimos meses. “O produto acaba rápido no estoque. É chegando na loja e o pessoal comprando”.

Sobre os produtos da linha branca, ela frisou que a máquina de lavar, o refrigerador e o freezer são os mais procurados. “Além do IPI, o pessoal está cada vez mais adquirindo estes produtos porque o reparo, muitas vezes, sai quase o valor de um novo”, afirmou Rosângela Queiroga.