1ª restituição do IR começa em 17 de junho

Datas de liberação dos lotes foi publicado na edição desta terça-feira (30) do Diário Oficial da União.

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013 será liberado no dia 17 de junho. Ao todo, são sete lotes regulares. O último está previsto para o dia 16 de dezembro. Quem não receber a restituição até dezembro deve procurar o extrato no site da Receita para ver por que caiu na malha fina.

O ato declaratório com as datas de liberação dos lotes foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial da União.

A Receita lembra que terão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas portadoras de deficiência física ou mental, ou de doenças consideradas graves.

MAIS DE UM MILHÃO
Até as 18h de ontem, mais de 1 milhão de contribuintes ainda não haviam enviado a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física no país.

Na Paraíba, o último dadado disponível foi de 16h30 pela Delegacia da Receita Federal. A taxa de envio era de 92,29% do total de 260 mil esperados. O número de declarações entregues era de 239,969 mil.

Quem entregar depois do prazo pagará multa de R$ 165,74 ou de 20% sobre o imposto devido, prevalecendo o maior valor. Além da internet, a declaração poderá ser entregue ainda por disquetes nas agências do BB e da Caixa.