Micro e pequena vão aumentar competitividade

O presidente da Associação Comercial de Campina Grande (ACCG), Álvaro Morais, disse que a mudança vai ajudar as micro e pequenas empresas.

Em Campina Grande, a assinatura da elevação do teto do Simples Nacional para R$ 3,6 milhões também acontece amanhã, às 11h, na sede da Associação Comercial de Campina Grande (ACCG), Centro. A medida já é considerada a ‘divisora de águas’ no desenvolvimento das micro e pequenas empresas da cidade.

O presidente da Associação Comercial de Campina Grande (ACCG), Álvaro Morais, disse que a mudança vai ajudar as micro e pequenas empresas a aquecer o volume de suas receitas. “O fim do ‘sub limite’ é um esforço de várias entidades comerciais.

Até então, nossas empresas tinham um faturamento muito limitado. Com o decreto, esperamos que isso vá mudar”, disse.

De acordo com o representante da associação, a elevação do teto se fazia urgente devido ao atual cenário econômico das micro e pequenas empresas da Paraíba e de Estados vizinhos.

“Antes só podia faturar até R$ 2,520 milhões para ser inserido no Simples Nacional, o que não atende mais o crescimento das nossas empresas. Estamos situados entre dois Estados (Pernambuco e Rio Grande do Norte) onde esse teto já foi expandido, então estávamos perdendo nossa competitividade.

Agora nossas empresas vão poder respirar melhor”, prevê Álvaro Morais.

As micro e pequenas empresas paraibanas obtiveram o segundo maior volume de inserção no Simples Nacional, regime compartilhado de arrecadação que prevê a simplificação e desconto no pagamento de vários tributos. Dados da Receita Federal mostram que entre os meses de setembro de 2012 e 2013, o crescimento foi de 19,62%, saltando de 75,678 mil, no ano passado, para 90,525 mil este ano.