Paraíba tem três finalistas no Prêmio Brasil Criativo

Premiação estimula projetos que promovam desenvolvimento em áreas como literatura, cinema, preservação e culturas populares.

Três empreendimentos culturais representam a Paraíba na disputa pela final do Prêmio Brasil Criativo, promovido pelo Ministério da Cultura. As iniciativas paraibanas concorrem na semifinal com outros 129 projetos de todo o país.

O prêmio visa contemplar empreendedores criativos com iniciativas que impactaram a vida da população e abrange cinco campos de interesse da economia criativa: expressões culturais, criações culturais e funcionais, audiovisual/livro/literatura e cinema, patrimônios e artes de espetáculo.

Os três representantes do Estado são ‘Babel das Artes’, na categoria Artesanato, que realiza conexões entre o artesanato e outros setores como Moda e Design em um portal colaborativo na internet; ‘Circo Escola Piollin’, em Circo, que incentiva crianças e jovens a desenvolver atividades relacionadas ao circo, ao teatro e à leitura; e ‘Museu do Patrimônio Vivo de João Pessoa’, na categoria Patrimônio Imaterial, um espaço de pesquisa e divulgação do patrimônio imaterial da capital paraibana.

A votação entre os semifinalistas acontece até o dia 10 de novembro através do site da premiação; após essa etapa, três finalistas serão escolhidos e avaliados por uma curadoria composta por 30 especialistas. Os vencedores serão anunciados no dia de 3 de dezembro, em uma cerimônia no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.