Sebrae oferece curso de capacitação em João Pessoa e Campina Grande

Especialista passará conceitos de supervisão de rede, manualização, expansão e administração geral a potenciais empresários

Quem pensa em montar uma franquia de produtos ou serviços tem uma oportunidade para se capacitar e aumentar as chances de sucesso à frente do empreendimento pretendido. É que o Sebrae Paraíba vai realizar o curso ‘Entendendo o Franchising’, ministrado por uma especialista no assunto, a paulista Adriana Lima, habilitada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O curso está programado para acontecer nesta quinta-feira (12), em João Pessoa, e na sexta-feira (13), em Campina Grande.

Em João Pessoa, o curso será ministrado das 9h às 18h, no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, localizado no Bairros dos Estados. Já em Campina Grande, o evento será realizado das 9h às 18h, no Auditório do Senac, situado na Avenida Manoel Tavares, no bairro do Alto Branco. As inscrições podem ser feitas através do site do Sebrae. No curso, a instrutora Adriana Lima transmitirá aos presentes os conceitos de supervisão de rede, manualização, expansão e administração geral.

Segundo Genialba Farias Magalhães, gestora de Educação Empreendedora do Sebrae em Campina Grande, o curso tem por objetivo discutir sobre franquias com franqueadores e franqueados em potencial, é este o público alvo do evento. Aos interessados, a vantagem em participar deste tipo de discussão está no fato de melhorar a capacidade para a tomada de decisões.

O franchising é um sistema de venda de licença onde o franqueador ou dono de uma marca cede ao franqueado o direito de uso, a patente, a infraestrutura, a expertise e o direito de distribuição de produtos ou serviços. Segundo o Desempenho do Franchising no Brasil, da ABF, o segmento teve mais de 7% de aumento no faturamento, passando de R$ 118 bilhões em 2013 para R$ 127 bilhões em 2014. O segmento de comunicação, informática e eletrônicos está em primeiro lugar no ranking e subiu os rendimentos de 15% para 27% em um ano.

De acordo com a Associação, as previsões para 2015 são animadoras para o empreendedor de franquias, com aumento no faturamento de até 9%. Há expectativa de aumento de até 10% em unidades e 8% de novas marcas.