Contribuintes podem retificar declaração do IR a partir de hoje

O contribuinte que não acertou as contas com o Fisco dentro do prazo será multado em 1% do imposto devido por mês de atraso.

Os contribuintes que precisam retificar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2015 podem fazer isso a partir desta segunda-feira (4). Quem não entregou a versão original do documento até a última quinta-feira (30), quando acabou o prazo, também poderá enviar as informações com atraso, mas, neste caso, pagará multa.

O contribuinte que não acertou as contas com o Fisco dentro do prazo será multado em 1% do imposto devido por mês de atraso (limitado a 20% do imposto total) ou em R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. Não será necessário baixar um novo programa. O sistema automaticamente gerará a guia para o pagamento da multa. A multa não vale para declarações retificadoras.

Neste ano, o total de contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) dentro do prazo somou 27.895.994. O número mostrou crescimento de 3,8% em relação ao ano passado e superou as estimativas do Fisco, que esperava receber 27,5 milhões de documentos em 2015.

O pagamento das restituições começa em 15 de junho e vai até 15 de dezembro, em sete lotes mensais. Quanto antes o contribuinte tiver enviado a declaração com os dados corretos à Receita, mais cedo será ressarcido. Têm prioridade no recebimento pessoas com mais de 60 anos de idade, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave.

Malha fina

Balanço parcial das delegacias da Receita Federal de João Pessoa e de Campina Grande, divulgado semana passada, mostra que 12,1 mil contribuintes paraibanos já caíram na malha fina com as declarações já processadas pelo Fisco Federal.

Somente na Delegacia da Receita Federal de João Pessoa, que cobre as regiões metropolitana e do Brejo, mais de 7,7 mil declarações estavam na malha fina, enquanto na Delegacia de Campina Grande, que representa o interior do Estado, o número parcial era de 3,4 mil ações. Na próxima segunda-feira, a Receita Federal vai divulgar os dados consolidados.