Quase 1,5 mil agricultores da Paraíba receberão o Garantia-Safra

Beneficiados são trabalhadores da cidade de Bananeiras e liberação foi publicada no DOU. Valor anual é R$ 850, pago em cinco parcelas.

Quase 1.500 agricultores da cidade de Bananeiras, no Brejo paraibano, vão ser beneficiados com o pagamento do Garantia-Safra. A liberação dos recursos foi autorizada nesta quarta-feira (17) pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e é relativo à safra 2013/2014. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

Ao todo, serão beneficiados 7.118 agricultores dos estados do Nordeste. Além de 1.444 de Bananeiras, também vão receber 3.980 de Cansanção e 619 de Novo Triunfo, na Bahia; 839 de Senador Rui Palmeira, em Alagoas; e 236 de Manari, em Pernambuco.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que visa a auxiliar agricultores familiares que se encontram em municípios sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuva. Ele abrange cidades em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra.

Na safra 2013/2014, o valor anual do benefício é R$ 850, pago em cinco parcelas. Os pagamentos dos agricultores beneficiados hoje serão realizados a partir deste mês, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

Podem pedir o benefício agricultores familiares com renda familiar mensal inferior a um salário mínimo e meio, que efetuem a adesão antes do plantio e que não detenham área superior a quatro módulos fiscais. A área total a ser plantada deve ser, no mínimo, 0,6 hectares e, no máximo, cinco hectares.

Para aderir, o agricultor deve verificar se sua cidade assinou o termo de adesão ao projeto e procurar o escritório local de assistência técnica ou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.