Linha premium de carros ignora crise financeira e atrai consumidores em JP

Mercado de veículos de luxo com modelos acima de R$ 100 mil mantém vendas na capital.

A crise financeira por que passa o país não chegou ao mercado de carros da linha premium na Paraíba, que chegam a custar mais de meio milhão de reais. A avaliação é de Fernando Leite, diretor do grupo Sael BMW, em João Pessoa. A marca responde hoje por 25% do setor e já faz planos para retomar a participação que ostentou até pouco tempo no mercado de carros de luxo na capital (30%).

O mercado premium de João Pessoa emplaca mensalmente entre 80 e 100 unidades de alto padrão, com modelos que custam bem acima dos R$ 100 mil. A BMW concorre com marcas consolidadas como Mercedes-Benz, Chrysler e Jaguar. Na semana passada, a marca reuniu clientes em potencial para a quarta edição do BMW Ultimate Experience, no Aeródromo Coroa do Avião, em Igarassu (PE). Na pista foram disponibilizados os mais recentes lançamentos da BMW, como o X6M, os superesportivos M3, M4 Cabrio e M6 Gran Coupé, o icônico Série 3, Série 5 e os SAV’s X4 e X5.

O evento, que aconteceu no Nordeste pela primeira vez, e tem avaliado o mercado de João Pessoa com muita atenção, pelo perfil dos consumidores da categoria premium da cidade. “Percebemos que os paraibanos compram o carro não apenas para realizar um desejo de consumo, mas para usar no dia a dia", disse Fernando Leite, lembrando haver casos de pessoas da capital que compram o carro com o desejo de colecionar.

As vendas de veículos em João Pessoa vêm surpreendendo a BMW, por superar mercados consolidados como Salvador (BA) e Fortaleza (CE). Em relação ao Recife, a capital pernambucana leva uma leve vantagem. Se referindo especificamente ao Mini, um dos veículos da marca, Leite disse que enquanto são vendidas 40 unidades no Recife, o número chega a 30 em João Pessoa.

Na tentativa de ampliar a faixa de mercado, a BMW tem facilitado o pagamento visando atrair para a categoria premium, pessoas que hoje se enquadram na categoria média, proprietários de veículos como o Corolla, por exemplo. A maioria dos clientes da marca, revela Fernando Leite, costuma ter um carro para o dia a dia e um BMW para o fim de semana.

No Aeródromo Coroa do Avião, era fácil ver os pilotos acelerando acima dos 200 km/h. Uma missão fácil dentro de carros como X6M e M6, que possuem 575 e 570 cavalos vapor, respectivamente. Para quem nunca experimentou, basta dizer que mesmo nos primeiros momentos da aceleração, a sensação é de que as costas grudam no banco, por causa do deslocamento em alta velocidade.
(O jornalista Suetoni Souto Maior viajou a convite do Grupo Sael BMW)