Bares e restaurantes passam a emitir nota fiscal eletrônica na PB

Novo serviço implantado para varejistas e consumidores paraibanos credenciou 3.853 empresas do setor no Estado.

Desde ontem, os estabelecimentos dos segmentos de bares, restaurantes, hotéis e lanchonetes entraram na obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor(NFC-e). O novo serviço implantado para varejistas e consumidores paraibanos credenciou 3.853 empresas do setor no Estado. Elas passarão a emitir a nota fiscal eletrônica nesse novo modelo. As empresas com inscrição estadual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (Simei) não foram incluídas, pois a opção é facultativa.

Na fase da obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor (NFC-e), o segmento de bares e restaurantes e similares é o terceiro do comércio varejista que passa a emitir a nota no novo formato. Além desse, postos de combustíveis, revendedores de gás de cozinha e empresas de varejo com faturamento acima de R$ 25 milhões ao ano já estão emitindo a NFC-e.

Segundo a Receita Estadual, a implantação do novo serviço da NFC-e tem como objetivo reduzir os custos das empresas varejistas com a dispensa do uso de impressora fiscal ECF (Emissor do Cupom Fiscal), pois cria a possibilidade de abrir novos caixas de pagamento com impressoras não fiscais. O consumidor passa a ter acesso aos documentos fiscais, que ficarão arquivados de forma eletrônica, no portal da Receita Estadual.

REDUÇÃO DE CUSTO

Com a nova tecnologia, o consumidor passa a ter acesso à nota fiscal na hora que precisar, via meio eletrônico, mas a empresa continua sendo obrigada a imprimir de impressoras convencionais o cupom fiscal, mas tendo a flexibilidade de imprimir de qualquer impressora sem ser fiscal, o que pode gerar uma economia de 30% nos custos das empresas.