Tapiocarias caem no gosto popular e se espalham por João Pessoa

Elas conquistaram públicos de classes diferentes e hoje são sinônimo de sucesso no mercado gastronômico.

Basta um olhar atento nos estabelecimentos que vendem alimentos em João Pessoa para percebermos que alguns segmentos do ramo de alimentos estão se espalhando pela cidade, desde a orla até os bairros periféricos. Um desses produtos são as tapiocas, que atualmente ganham novos tamanhos, formas e recheios, que vão muito além dos tradicionais queijo e coco. O preço da iguaria tipicamente brasileira também evoluiu, varia de R$ 2,00 a R$ 35,00.

Na primeira matéria da série ‘Febre da Gastronomia’, vamos mostrar como as tapiocarias, antes pouco valorizadas pelo mercado, atingem cada vez mais um público de diferentes classes, gostos e idades. Dona Silvana Pereira da Silva, 42 anos, há 25 anos começou o negócio neste ramo na praça de alimentação do bairro pessoense de Tambaú, área nobre da cidade. A Microempreendedora Individual (MEI) trabalha diariamente no Rainha da Tapioca, que funciona no boxe 5.

No início do negócio, Silvana contou que oferecia apenas os recheios de coco e queijo, mas agora o produto pode vir acompanhado de carne seca, morango, abacaxi, palmito, ovo, milho verde e muitas outras opções. Ao todo, são 77 variedades. “Fui a primeira na praça de alimentação de Tambaú a vender tapioca e agora os 28 boxes incluíram o produto no cardápio. Também vendo outros lanches, mas meu forte é tapioca”, frisou.

Mesmo com a concorrência e a economia em recessão, Silvana garante que não enfrenta prejuízo. “Graças a Deus não tenho tido queda nas vendas, o pessoal compra muito. Tenho tapioca a partir de R$ 2,00 até R$ 35,00, que alimenta muito bem cinco pessoas”, revelou. E a diversificação dos sabores é criação da própria empresária. “Aprendi tudo sozinha”.

Do outro lado da cidade, no bairro dos Bancários, os empreendedores Maria Coeli e Eberson Espínola também atuam no mesmo ramo. A Beiju de Goma foi criada há um ano e cinco meses, e, segundo Maria Coeli, o interesse por este segmento surgiu para suprir uma carência do mercado na época. Isso prova que o aumento da concorrência é fato recente. “O surgimento de novos empreendimentos nesse segmento é fruto de uma tendência natural pelo consumo de produtos mais leves e saudáveis, como a tapioca. O grande diferencial está na oferta de produtos de qualidade e na entrega de um atendimento personalizado. É o que chamamos de serviço qualificado. Sem isso, o faturamento não só da tapiocaria, mas de qualquer empresa cairia, e nesse quesito a Beiju de Goma não sentiu queda”, afirmou Coeli. 

Segundo Eberson Espínola, antigamente a tapioca era vista como um produto secundário. “Depois ganhou status de alimento ideal, graças aos benefícios advindos dela, como não possuir glúten e ser um ótimo substituto do pão”, frisou. A Beiju de Goma tem 60 sabores, com preços de R$ 4,00 a R$ 18,00.