Impacto da folia divide opiniões de empresários do turismo e comércio

Logistas apostam em alta de 30% e hoteleiros esperam atingir 85% da lotação no período de Carnaval

Mesmo não estando entre as cidades conhecidas como “corredores da folia” do Carnaval brasileiro, João Pessoa recebe turistas nesta época do ano que optam por descanso e lazer. A data também anima algumas lojas segmentadas com as prévias carnavalescas que foram iniciadas na última sexta-feira, enquanto no período do Carnaval o impacto é em hotéis e  nas agências de viagens da capital. Contudo, os empresários, porém, dividem opiniões sobre o comportamento do consumo de bens e serviços neste período de consumo retraído. Enquanto alguns segmentos comemoram alta, outros projetam prejuízos comparado ao ano passado. 

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), Inácio Júnior, afirmou que torce ainda  para que a taxa de ocupações nos hotéis atinja 85% no período do Carnaval, mesmo índice do ano passado. “Mas até agora só temos 70% de reservas feitas”. Segundo ele, o preço dos pacotes nesta época é o mesmo de um ano atrás na maioria dos hotéis. “A concorrência é grande e mesmo com a inflação não podemos aumentar porque estamos em crise”.

Mas no mercado turístico, os empresários da rede hoteleira estão otimistas. Muitos estimam chegar na capacidade máxima. A gerente de reservas do Hotel Village, na capital paraibana, Waléria Agripino, contou que o volume de reserva deverá ser a mesma do ano passado e as reservas já chegaram a 80%. “A procura está boa e com certeza vamos lotar”. O gerente de hospedagem do Hotel Tambaú, Luiz Leite, confessou que o hotel chegou a sua capacidade máxima.  “A única diferença foi que este ano  as reservas esgotaram essa semana, ou seja,  mais tardiamente. Em 2015 isso ocorreu no início de janeiro”. Entre os visitantes que vêm para a capital paraibana estão turistas do Nordeste e Sudeste de estados como Rio Grande do Norte, Pernambuco e São Paulo.

AGÊNCIA DE VIAGENS
O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens da Paraíba (Abav-PB), Breno Mesquita, salientou que aguarda uma movimentação igual  a do ano passado. A alta do câmbio, porém,  inibiu a venda de viagens internacionais no Carnaval. Na Mirela Turismo, por exemplo, a queda foi de 30% nas viagens para fora do país, mas espera alta de 5% no volume total de pacotes para o Carnaval, segundo Cristiane Acioly, diretora da agência.
No comércio, as opiniões são distintas quanto ao faturamento. A gerente da Kelly Magazine, Fabiana Soares, espera um aumento de 30% nas vendas sobre 2015 com ajuda  do Folia de Rua. Já na Alves Miudezas, o empresário Francisco Alves espera empatar com o ano passado. 
 
 
Saiba mais
 
A presidente da Extremo Cooperativa: locação de van, ônibus e microonibus, Paola Fracinete, afirmou que estima uma queda de 30% na demanda comparado a 2015. “O pessoal está com medo de gastar e incerto com relação ao futuro”. Os destinos mais procurados pelos paraibanos são Recife e Olinda. Um passeio de ida e volta no mesmo dia para Olinda, conhecido como ‘bate e volta’ custa R$ 50 por pessoa, se o retorno for na madrugada sobe para R$ 60.