Paraíba está entre os 12 estados com variação em volume do PIB acima do Brasil

Dados das Contas Regionais relativos a 2016 foram divulgados pelo IBGE nesta sexta.

Dados sobre o PIB da Paraíba foram divulgados nesta sexta-feira (17) pelo IBGE
Paraíba está entre os 12 estados com variação em volume do PIB acima do Brasil
PIB da Paraíba é maior que do Brasil. Foto: Divulgação

Dados das Contas Regionais, divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que a Paraíba é um dos 12 estados da federação que tiveram a variação em volume do Produto Interno Bruto (PIB), em 2016, acima do Brasil. O estado encolheu o PIB em 3,1%, enquanto a queda do índice do país naquele ano chegou a 3,3%. Em números absolutos, o PIB é de R$ 59 bilhões, o que representa apenas 0,9% da participação da Paraíba no PIB do país.

As principais contribuições do PIB da Paraíba, em 2016, é com a remuneração dos empregados (51,7%), seguido do excedente operacional bruto e rendimento misto bruto (37%) e Impostos, líquidos de subsídios, sobre a produção e importação (11,3%).

Melhores e piores

O único que apresentou variação positiva foi Roraima, com 0,2% de crescimento, enquanto o Distrito Federal ficou estável, com 0,0%. Na outra ponta, a pesquisa mostrou que a retração econômica que o país enfrentou naquele ano foi mais acentuada no Amazonas, onde o PIB caiu 6,8%, no Piauí e em Mato Grosso, ambos com queda de 6,3%.

De acordo com o gerente da pesquisa, Frederico Cunha, a atividade de Administração, defesa, educação e saúde pública e seguridade social foi a que mais influenciou o avanço em Roraima, e segurou a queda no Distrito Federal, uma vez que, nesses locais, ela representa quase metade do valor adicionado ao volume total do PIB.

“Esses locais são muito dependentes da administração pública, que não oscila muito, funcionando como uma espécie de amortecedor da economia. Então quando há uma queda generalizada do Comércio e da Agricultura, por exemplo, essa atividade acaba segurando o resultado”, explica.

No caso do Amazonas, as principais contribuições negativas foram dos setores de Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (-10,3%) e Indústrias de transformação (-12,9%), influenciado pela queda na fabricação de bebidas e de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos.

Maiores PIBs

Os cinco estados com maior participação no PIB do país em 2016 foram São Paulo (32,5%), Rio de Janeiro (10,2%), Minas Gerais (8,7%), Rio Grande do Sul (6,5%) e Paraná (6,4%). Juntos, eles concentravam 64,4% da economia brasileira, proporção 0,3 p.p. menor que em 2015 e 0,5 p.p menor que 2014.

Principal fatia do PIB, a participação paulista na economia brasileira cresceu em meio à crise. Em 2015 e 2016, anos de recessão, o PIB de São Paulo passou a responder por 32,5% da economia brasileira, crescendo 0,5 ponto percentual em relação a 2014. Nos anos anteriores, o estado vinha perdendo sua participação no PIB total, que chegou a ser de 34,9% em 2002.