Pequenos negócios geraram mais de 1.200 empregos em quatro meses na Paraíba

As médias e grandes empresas, em oposição, tiveram uma queda de 8.875 vagas.

Maioria dos trabalhadores de pequenos negócios usa internet para vendas. Foto: Divulgação
Pequenos negócios geraram mais de 1.200 empregos em quatro meses na Paraíba
Pequenos negócios tem impulsionado a engrenagem da economia com geração de emprego e renda. Foto: divulgação

Levantamento feito pelo Sebrae, baseado em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontou que, na Paraíba, foram gerados 1.233 empregos nos quatro primeiros meses do ano. Somente no mês de abril, foram gerados 800 novas vagas pelos pequenos negócios. O relatório mostra também que, entre janeiro e abril de 2019, as médias e grandes empresas, em oposição, tiveram uma queda de 8.875 vagas.

Do número total de empregos gerados pelos pequenos negócios no mês de abril, destacam-se os setores de serviço, responsável por 733 novas vagas, e o setor da construção, que teve um incremento de 111 novas oportunidades.

“Os micro e pequenos empreendedores são, de fato, o futuro do país. São eles que transformam as realidades regionais, gerando emprego e renda para a população”, destacou o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, destacando que o estado foi o quarto do Nordeste em maior número de vagas formais geradas no mês de abril.

Dados nacionais

Em dados nacionais, em abril deste ano, de acordo com o levantamento, as MPE concentraram a criação de 93,7 mil postos de trabalho formais. O saldo foi quase três vezes maior que o gerado pelas média e grandes empresas e representou 72,3% do total de empregos gerados no país neste mês, que foi de 129,6 mil. No acumulado do primeiro quadrimestre deste ano, os pequenos negócios abriram quase 300 mil novos postos de trabalho. As médias e grandes corporações criaram apenas 20,3 mil novas vagas.