Ministro do Turismo lança pacote para fomento de negócios no Litoral da Paraíba

Pelo menos 60 pequenos negócios do setor devem ser contemplados com ações do Investe Turismo.

Foto: divulgação/Sebrae
Ministro do Turismo lança pacote para fomento de negócios no Litoral da Paraíba
Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, participou da abertura do Investe na Paraíba. Foto: divulgação/Sebrae-PB

Com o objetivo de dinamizar turismo no litoral da Paraíba, com a criação de uma rota que inclui João Pessoa, Conde e Cabedelo, foi apresentado no auditório do Sebrae Paraíba, em João Pessoa, nesta segunda-feira (10), o programa Investe Turismo. A expectativa é de que pelo menos 60 pequenos negócios do setor que atuam no Litoral da Paraíba, deverão ser contemplados com ações do novo programa.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que participou da abertura do seminário na Paraíba, explicou que o Investe Turismo é um programa de parceria entre o ministério, a Embratur e o Sebrae e visa estruturar 30 rotas de turismo no Brasil. “Todos os estados foram contemplados e a Paraíba terá uma rota, que vai agregar a cadeia produtiva de João Pessoa, Cabedelo e Conde”, explicou.

Segundo o ministro, no total, serão investidos pelo programa em todo o Brasil R$ 500 milhões, mas a primeira etapa terá R$ 200 milhões destinados à capacitação profissional e estudo de viabilidade dos investimentos para trazer a infraestrutura turística para as rotas. “Nada impede que, numa segunda etapa, a Paraíba ou outros estados ganhem mais alguma rota, caso a oportunidade seja identificada”, declarou.

Dentre as ações que devem ser realizadas através do programa está a inovação da oferta turística, promoção de famtours e press trips, participação em jornadas de negócios, incentivo à produção associada ao turismo, qualificação da governança e criação de um aplicativo de inteligência do turismo. Também devem ser liberadas linhas de crédito e outros mecanismos para fortalecer e estruturar a atividade turística no estado.

O superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, reforçou a importância de se priorizar o turismo enquanto setor relevante para a economia local. “O seminário foi realizado para conhecimento dos agentes públicos em relação a esta área tão importante que é o turismo. Neste sentido, o Sebrae vai promover as capacitações necessárias aos agentes que atuam no setor, para que eles se qualifiquem e fortaleçam o turismo local. Essa parceria com o Ministério do Turismo é de extrema importância para a geração de emprego e renda no estado”, frisou.

Ações na Paraíba

De acordo com a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, com o programa deverão ser atendidos cerca de 60 micro e pequenas empresas da cadeia produtiva do setor que atuam nas cidades de João Pessoa, Cabedelo e Conde. Além das diversas ações de capacitação e promoção de rodadas de negócios, o programa também deverá orientar para linhas de crédito de instituições financeiras.

“É importante que as empresas que serão atendidas pelo programa sejam formalizadas e ligadas ao turismo, possuam Cadastur, que é um cadastro do Ministério do Turismo, e tenham um bom relacionamento junto ao Sebrae Paraíba. Dessa forma, poderemos alavancar essa atividade, por meio de estratégias que fortaleçam a identidade turística regional e promovam a melhoria da qualidade e da gestão dos serviços do destino turístico”, afirmou Regina Amorim.

O secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Gustavo Feliciano, afirmou que tem uma “boa expectativa em relação ao programa, já que os recursos vão fortalecer toda a cadeia produtiva dos municípios selecionados”. Já a prefeita do Conde, Márcia Lucena, um dos municípios contemplados, afirmou que a cidade tem um grande potencial turístico. “Com esse projeto, teremos a chance de organizar o potencial do Conde. O mais importante é sistematizar e organizar de modo a não perder nada da identidade local”, comentou.