Confiança do consumidor em JP cresce em junho depois de quatro meses de recuo

Estudo da Fecomércio prevê que em julho resultado deve ser melhor.

(Foto: Junot Lacet Filho/Arquivo)
Confiança do consumidor em JP cresce em junho depois de quatro meses de recuo
(Foto: Junot Lacet Filho/Arquivo)

Depois de quatro meses de recuo, cresceu 1,05% o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) no mês de junho na Região Metropolitana de João Pessoa. O resultado se soma à antecipação do 13º salário de servidores públicos e à expectativa de reajuste salarial de algumas categorias para criar um ambiente de otimismo em relação ao mês de julho.

O Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba, que faz o levantamento, acredita que o resultado foi influenciado, em parte, pelo recuo da inflação, melhora do nível de emprego formal e a expectativa de aprovação da reforma da previdência.

A confiança cresceu mais entre os homens, os casados, além dos consumidores com ensino médio completo e com idade entre 37 e 47 anos. Já a faixa de renda mais otimista é a que recebe até dois salários mínimos.

Perspectiva para o futuro

O levantamento também apontou que cresceu o volume de pessoas otimistas em relação ao futuro da própria família: enquanto em maio 57,88% dos consumidores achava que a situação ia melhorar, em junho essa proporção foi de 60,91%. Já os pessimistas caíram de 17,93% para 9,92% no período.