Caixa Econômica muda regras na concessão de crédito imobiliário para reduzir taxa de juros

Banco passará a usar IPCA para corrigir financiamento. Anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo JP
Caixa Econômica, CEF (Foto: Rizemberg Felipe)
Caixa Econômica, CEF (Foto: Rizemberg Felipe)

A Caixa Econômica Federal vai lançar, na próxima terça-feira (20), mudanças nas regras de concessão de crédito imobiliário que podem reduzir os juros do financiamento de imóveis no país. A informação foi dada na noite de quinta-feira (15) pelo presidente Jair Bolsonaro em live nas redes sociais, acompanhado do presidente da Caixa, Pedro Guimarães. “A Caixa vai anunciar na terça-feira uma coisa que vai mudar a vida dos brasileiros”, disse Guimarães, enquanto Bolsonaro concordava ao seu lado.

Mais cedo, o presidente da Caixa já havia afirmado que o banco lançaria, em breve, oficialmente, linhas de crédito imobiliário com custo indexado ao IPCA , o índice oficial que mede a inflação no país, como publicado no site do ‘O Globo’ em julho. 

Essas linhas estão no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação ( SFH) , que permite o uso do FGTS para pagar as prestações e amortizar o saldo devedor do financiamento do imóvel. No SFH, é possível comprar imóveis avaliados em até R$ 1,5 milhão.

Hoje, como o SFH é financiado pelo FGTS, o crédito habitacional neste sistema é corrigido pela Taxa Referencial (TR), acrescida de uma taxa de juros que pode ser no máximo de 12% ao ano. Mas, no mercado, bancos praticam taxas de até 8%. O IPCA substituiria a TR e, com isso, a expectativa é que a taxa de juros cobrada pelo banco seja menor, reduzindo o custo final para o consumidor.

Atualmente a TR está zerada então, na prática, o financiamento tem o custo máximo de 12% ao ano. O IPCA acumula alta de 3,22% nos últimos 12 meses.