Setor de serviços na Paraíba tem a 5ª maior queda do Brasil, diz IBGE

PMS mostra queda de 19,2% no volume de serviços durante abril.

Setor de serviços na Paraíba tem a 5ª maior queda do Brasil, diz IBGE
Imagem: Reprodução IBGE

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (17), apontou que a Paraíba registrou uma queda de 19,2% no volume de serviços durante o mês de abril. A retração do estado é a 5ª maior do Brasil e o resultado é o pior desde o início da série histórica, que começou em janeiro de 2011.

De acordo com a PMS, a retração no volume de serviços apresentada pela Paraíba no mês de abril é a terceira redução consecutiva. O estado já havia recuado 2,8% em fevereiro e 5,7% em março, e acredita-se que em abril, a retração tenha relação com as medidas mais rígidas para o isolamento social, necessário por conta da pandemia do novo coronavírus.

A pesquisa também apontou uma forte queda, de 19,3%, na receita nominal arrecadada pelas atividades de serviço na Paraíba em relação ao mês anterior. O resultado foi o 8º pior entre as unidades federativas, e maior do que a média brasileira.

A PMS constatou que os impactos da pandemia do novo coronavírus não foram sentidos apenas pelo setor de serviço da Paraíba, já que 26 dos 27 estados do Brasil apresentaram queda. O estado do Mato Grosso foi o único que apresentou uma variação positiva, com 9%, devido ao aumento do transporte ferroviário.