Mesmo na pandemia, registro de MEIs na Paraíba aumenta 9% em relação a 2019

Ano passado foram contabilizados 15.607 novos registros e em 2020, durante o mesmo período, foram 17.022 novos registros.

Maioria dos trabalhadores de pequenos negócios usa internet para vendas. Foto: Divulgação

Mesmo em meio ao cenário econômico causado pela pandemia do novo coronavírus, as micro e pequenas empresas continuam sendo primordiais para o crescimento do estado. No dia 5 de outubro, quando se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, o Sebrae Paraíba destaca que, se considerado o período de janeiro a junho, o ano de 2020 registrou um crescimento de 9,1% no número de formalizações de microempreendedores individuais (MEI) na Paraíba. Enquanto que em 2019 foram contabilizados 15.607 novos registros, em 2020, durante o mesmo período – que incluiu os três meses iniciais da pandemia – foram 17.022 novos registros.

Incluindo outras duas categorias além do microempreendedor individual, os micro e pequenos negócios são responsáveis pela produção de 29,6% do PIB paraibano, ou seja, uma riqueza no valor de R$ 18,49 bilhões, de acordo com o último PIB divulgado, de 2017. Entre outras especificidades, a principal diferença entre as três categorias de pequenos negócios está relacionada com a receita bruta anual. No caso do MEI, essa receita tem como limite anual o valor de R$ 81 mil. Já as microempresas possuem receita bruta anual igual ou inferior a R$ 360 mil. Por fim, as empresas de pequeno porte são aquelas cuja receita anual é superior a R$ 360 mil e igual ou inferior a R$ 4,8 milhões.

Investindo cada vez mais na competitividade das micro e pequenas empresas por meio do desenvolvimento de seus diferenciais, o Sebrae Paraíba lança, nesta terça-feira (6), um novo programa empresarial em inteligência digital, o Empreendedor 4.0. O lançamento será on-line, por meio de uma plataforma de videoconferência, às 19h. Os interessados podem se inscrever através da página disponibilizada pelo evento.

O programa, baseado em quatro pilares – cultura digital, comportamento do consumidor, inteligência de dados e marketing 4.0, tem como objetivo inserir os empreendedores e empresários das pequenas e micro empresas nos processos de mudanças que estão surgindo com a nova cultura digital, buscando o crescimento exponencial da empresa com foco na demanda dos novos comportamentos do consumidor, apoiados por novos modelos organizacionais e pelo potencial das tecnologias com uso inteligente de dados.

De acordo com a analista técnica do Sebrae, Renata Câmara, a mesa redonda de lançamento do programa contará com a presença de alguns dos facilitadores do programa, como Marcelo Nóbrega, autor do livro ‘Você está contratado’, e Izabela Domingues, sócia fundadora da Consumix Branding.

“A live terá como tema ‘Negócios na era da inteligência digital’ e vai trazer justamente essa discussão sobre como os negócios precisam cada vez mais ter essa capacidade de fazer leituras tanto de dados internos da empresa como de dados externos, além dos comportamentos do consumidor, para poder entender as necessidades dos seus clientes nesse contexto digital”, destacou.