Volume de vendas na Paraíba acumula 4ª maior alta do país, em 12 meses

Receita nominal do setor paraibano acumula crescimento de 8,4%.

COMPRAS LOJA COMÉRCIO (Foto: Junot Lacet Filho/Arquivo)
(Foto: Junot Lacet Filho/Arquivo)

O volume de vendas do comércio varejista na Paraíba acumulou alta de 5,6%, no acumulado de 12 meses, em setembro, a 4ª maior do país, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE, nesta quarta-feira (11). Seguindo tendência observada nos últimos meses, a variação ficou acima da média do país (0,9%) e foi menor somente que as verificadas no Pará (7,3%), Amazonas (7%) e em Santa Catarina (6,3%).

Nesse período, a receita nominal do setor paraibano acumula crescimento de 8,4%, bem acima da média nacional (4,2%) e do avanço do volume de vendas. Na comparação com outras unidades da federação, essa foi a 5ª maior variação, atrás das constatadas no Amazonas (12,5%), Pará (12,1%), Santa Catarina (9%) e Maranhão (8,7%).

Frente ao indicador registrado em setembro de 2019, o varejo paraibano também apresentou resultados positivos, com alta de 12,8% no volume de vendas e de 18,5% na receita nominal. Esses percentuais foram maiores que os observados na média nacional, de 7,3%, no volume, e de 13,4%, na receita.

Apesar disso, no comparativo com o mês de agosto deste ano, o setor no estado registrou, em setembro, queda de 2,9% no volume de vendas, a 6ª maior retração do país, acompanhada por uma redução de 1% na receita nominal. Os indicadores contrastam com as variações médias brasileiras, que foram positivas, de 0,6% e 2,1%,  respectivamente.