Paraíba encerra 2020 com 200 mil pequenos negócios optantes do Simples Nacional

Levantamento do Sebrae Paraíba mostra crescimento de 14,3%, em relação ao ano passado.

Maioria dos trabalhadores de pequenos negócios usa internet para vendas. Foto: Divulgação

Marcado por desafios e transformações econômicas e sociais, o ano de 2020 também foi sinônimo de oportunidades e de valorização do empreendedorismo na Paraíba. Segundo levantamento realizado pelo Sebrae, a partir de dados da Receita Federal, o estado encerrou o ano contando com 202.340 pequenos negócios optantes do Simples Nacional, número que é 14,3% maior que o verificado no final de 2019, quando a Paraíba possuía 176.893 optantes do regime simplificado de tributação.

Além de um aumento geral do número de pequenos negócios no estado, o levantamento realizado pelo Sebrae Paraíba também indica o crescimento do número de microempreendedores individuais (MEI) entre o final dos anos de 2019 e 2020. Segundo os dados, em 31 de dezembro de 2019 o estado contava com 130.102 MEIs optantes do Simples Nacional, número que em 31 de dezembro de 2020 passou a ser de 153.806, o que corresponde a um aumento de 18,2% em um ano.

Por sua vez, as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) optantes do Simples Nacional registraram, em um ano, crescimento de 3,7%. Em 31 de dezembro de 2019, elas somavam 46.791 negócios no estado, número que na mesma data de 2020 passou a ser de 48.534.

Para a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, os dados demonstram que, diante da crise provocada pela pandemia, os paraibanos agiram rápido para se reposicionar no mercado, seja através de um novo negócio, ou da reinvenção de modelos já existentes.

“Mesmo com o cenário atípico e extremamente desafiador, a Paraíba demonstrou ao Brasil que é terra de empreendedores aguerridos. Os números mostram claramente que os paraibanos não ficaram esperando soluções milagrosas para a crise e foram em busca de empreender, focados nas novas necessidades e nas oportunidades que iam surgindo ao longo do ano. Dessa forma, novos tipos de negócios foram criados e em modelos jamais vistos”, explicou.

Entenda

O Simples Nacional é um regime tributário criado em 2006, voltado para micro e pequenas empresas, incluindo o MEI. Seu objetivo principal é reduzir a burocracia e os custos para os empreendedores, por meio de um sistema unificado de recolhimento de tributos, simplificando a rotina das empresas e estimulando o ambiente de negócios.

Ele abrange a participação de todos os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), sendo administrado por um Comitê Gestor específico.