Profissionais de marketing usam experiência dos clientes para vender mais

Dados são da pesquisa “Desafios dos Profissionais de Marketing”, conduzida pela Carratu Digital.

Profissionais de marketing usam experiência dos clientes para vender mais
Imagem: Divulgação

A Carratu Digital, agência especializada em Inbound Marketing e Google Ads sediada em Natal/RN, divulgou, no final de dezembro, uma pesquisa exclusiva para  clientes e colaboradores com as principais tendências e práticas de profissionais de marketing.

A primeira edição do estudo “Desafios dos Profissionais de Marketing” entrevistou mais de 200 profissionais da área, principalmente na região Nordeste.

O levantamento aponta que o uso de dados está se tornando uma ferramente para traduzir, cada vez mais e melhor, a experiência da jornada de compra e pós-compra dos clientes em suas empresas.

Segundo a pesquisa, os profissionais de marketing estão preocupados em acompanhar as mudanças de comportamento e expectativas do consumidor na mesma velocidade em que o consumo acontece na internet. Boa parte dos profissionais entrevistados ( 38,2%) disse que os times de marketing entendem quase ¾ de toda a jornada de compra que os clientes de suas empresas realizam.

Os entrevistados também apontaram a inovação e o engajamento em tempo real como as principais prioridades e desafios do setor. Atualmente a maior parte dos profissionais identifica que as áreas de estudo para 2021 serão Análise de Dados e Growth Hacking (marketing orientado a experimentos e crescimento rápido).

Empatia orientada por dados

Com uma maior presença do consumidor no ambiente digital, aumentar o engajamento de forma mais empática e personalizada se tornou fundamental. Para atender essas expectativas únicas de cada indivíduo os profissionais de marketing estão mudando a maneira como capturam e gerenciam os dados dos clientes e aumentam o uso de tecnologias como inteligência artificial (IA) que os ajudam a aproveitar tudo isso ao máximo.