Carnaval: rede hoteleira de João Pessoa não chega a 60% de ocupação

Presidente da ABIH diz que as expectativas para rede hoteleira são negativas e que ocupação não deve registrar aumentos no Carnaval.

Rede hoteleira no Carnaval. Foto: Rizemberg Felipe.

A Paraíba cancelou, esta semana, o ponto facultativo de Carnaval para 2022. Outros estados do Nordeste já haviam feito o cancelamento. Apesar da suspensão ser defendida pelos profissionais da saúde, a decisão sobre o Carnaval causa enfraquecimento da rede hoteleira de João Pessoa, que até o momento só chegou a 60% de sua ocupação nas vésperas da data. 

O JORNAL DA PARAÍBA entendeu o panorama da rede hoteleira no estado através do presidente local da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) para o Carnaval. Conforme Gustavo Paulo Neto, a movimentação nas semanas que antecedem o Carnaval só podem ser comparadas com 2019, último ano de festividades comuns. Ele afirmou que, neste período, os hotéis e pousadas já estariam praticamente lotados. 

O representante da associação explicou, ainda, que as suspensões dos pontos facultativos em estados que costumam enviar turistas à Paraíba, como Pernambuco, que divulgou o cancelamento no início do mês, prejudicam a chegada dos visitantes. João Pessoa não atraía pessoas de fora apenas pelas prévias carnavalescas, mas por ser uma cidade vista como destino para descanso.

As praias e as paisagens litorâneas costumam ser bem aproveitadas durante o feriadão, mas sem poder viajar os turistas não devem chegar à cidade. Faltando duas semanas para a data, o presidente da ABIH afirma que as expectativas são negativas e a ocupação não deve registrar aumentos significativos.