Falha no Itaú: Procon-PB deve abrir solicitação para saber quantos paraibanos foram afetados

Consumidores que não pagaram contas por conta do problema devem procurar o banco e assim tentar resolver o débito.

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB) deve abrir uma solicitação para saber quantos paraibanos foram afetados pela falha no sistema do banco Itaú, segundo a superintendente do Procon, Kessia Liliana. O erro começou a aparecer na noite desta quinta-feira (3), quando clientes se queixaram de problemas de acesso, erros em saques, depósitos e nas informações em suas contas.

Muitos reclamaram que foram feitos saques não identificados, outros tiveram a entrada de dinheiro não especificado nas suas contas e em vários casos pagamentos feitos retornaram às contas dos clientes.

Segundo Késsia, quem recebeu a mais, deve devolver o dinheiro. Já quem teve valores subtraídos, o banco deve ressassir. Ela afirma também que consumidores que não pagaram contas por conta do problema devem procurar o banco e assim tentar resolver o débito.

Caso o banco se recuse a resolver, o conselho é procurar o Procon. “O consumidor não pode se comprometer por conta do erro do banco”, disse.

O Itaú informou que está atuando para corrigir o problema de intermitência que afeta seus sistemas, com impacto na demonstração do extrato e saldo de conta corrente para parte de seus clientes.

“O banco lamenta o transtorno e trabalha para que a situação seja corrigida o mais rapidamente possível”, diz o comunicado.