Paraíba ocupa sétima posição do país em alta no volume de vendas do varejo, em janeiro

Já no acumulado do ano, o volume de vendas paraibano registrou a 3ª variação negativa mais intensa do país em 2021.

Itens de vestuário devem ser os mais presenteados pelos consumidores no Dia das Mães – Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo

A Paraíba ocupa o 7º lugar do país em alta nas vendas do comércio varejista, em Janeiro. O ranking foi feito em comparação com os números de dezembro de 2021. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE, nesta quinta-feira (10).

O crescimento do estado chegou a 1,6% e ficou acima da média nacional (0,8%). A Paraíba foi o 4º maior do Nordeste, atrás apenas de Alagoas, Pernambuco e na Bahia.

Além da alta no número geral de vendas, o estado teve acréscimo na receita nominal do setor, com aumento de 2,1%, na mesma comparação. O indicador também foi superior ao constatado na média brasileira (1,5%) e o 4º maior da região.

Já no acumulado do ano, o volume de vendas paraibano registrou a 3ª variação negativa mais intensa do país em 2021. A queda contrasta, ainda, com a média positiva do Brasil (1,3%).

Por outro lado, nesse mesmo período, a receita nominal de vendas no comércio varejista da Paraíba avançou 7,6%. No entanto, esse foi o 2º menor aumento entre todos os estados do país.

Um número positivo também foi registrado no comércio varejista ampliado da Paraíba, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, houve alta de 2,6%, no volume de vendas, e de 3,9%, na receita, em janeiro, diante dos resultados de dezembro de 2021.