Novas empresas movimentam economia e geração de empregos na PB

As novas empresas, além de investirem no estado por meio da instalação de um novo negócio, trazem ganhos encadeados, como geração de empregos.

Sede do Colégio GGE em Boa Viagem, Pernambuco. Foto: Comunicação/GGE

Em 2021, a Paraíba se apresentou como o quarto estado do país com maior crescimento percentual de empresas abertas, registrando um aumento de 31,1%. Os empreendimentos, além de investirem no estado por meio da instalação de um novo negócio, trazem ganhos consequentes: geração de novos empregos, criação de outras novas empresas, movimentação da economia e aumento da arrecadação tributária.

A economista Juliana Alves explica que esse momento positivo coloca a Paraíba em um maior grau de importância a nível também nacional. A partir de instalações de novas empresas no estado, a economia local também é fortalecida. Com o aumento da arrecadação tributária, as gestões conseguem aumentar a receita para investir em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

“De início vamos ter o aumento do emprego na construção civil, mas depois vemos o crescimento de empresas prestadoras de serviço, que vão ser fornecedoras de serviços dessas outras, como serviços de limpeza, instalação predial, manutenção. É uma forma de enriquecer todas as outras empresas ao redor”, explica a economista.

Na Paraíba, é o caso do Colégio GGE. Com um investimento de mais de R$15 milhões em uma estrutura, a instituição promete gerar 140 novos empregos diretos e indiretos em João Pessoa. A rede educacional, que já conta com unidades em Pernambuco, finca as raízes na capital paraibana oferecendo um projeto educacional completo, da Educação Infantil ao Ensino Médio, proporcionando novas formas de investimento local.

A entrega da nova unidade GGE em João Pessoa está programada para novembro de 2022, com um planejamento específico para oferecer conforto e bem-estar para estudantes e colaboradores. O prédio está situado no bairro de Miramar.

A estrutura física contará com cerca de 5.500 m² de área construída e uma área verde com aproximadamente 2.800 m². Além disso, haverá acessos distintos para facilitar o fluxo de entrada e saída dos alunos, mais de 45 salas (entre salas de aula, laboratórios, espaços multidisciplinares, salas Maker e STEAM), quadra poliesportiva, quadra pequena, parque molhado infantil, auditório, espaços exclusivos para cada segmento de ensino, estacionamento e muito mais.

Conforme explica a economista Juliana Alves, desde o momento de construção ou reforço de um empreendimento até a sua inauguração, a economia segue em movimento.

“Os ganhos econômicos vão desde geração de empregos em outros setores, como na construção civil, até outras centenas de empregos em empresas de serviços terceirizados, que serão utilizados na construção ou reforma e instalação do empreendimento. Além disso, outros empregos são gerados de forma terceirizada a partir da inauguração e funcionamento da própria empresa”, detalha Juliana Alves.

Além dos ganhos econômicos, a instalação de novas empresas também colocam o estado em um melhor panorama nacional. “A chegada do GGE em João Pessoa faz parte do nosso sonho. Chegamos na cidade para oferecer um ensino de excelência para que os nossos futuros alunos também possam realizar seus sonhos. As obras estão em ritmo acelerado e, no próximo ano, vamos oferecer o que há de melhor e mais moderno para os estudantes da Paraíba. A criação de uma nova unidade GGE em João Pessoa também significa a geração de emprego e renda para a cidade em vários âmbitos. Vamos formar uma equipe pedagógica e docente altamente qualificada, com a contratação de professores locais”, destacou José Folhadela, sócio-fundador do Colégio GGE.

Assaí Atacadista
Fachada do Assaí Atacadista. Foto: Divulgação.

Hipermercado deve gerar cerca de 500 empregos

Grandes novas empresas também colocam a localidade em um patamar de ascensão. Além disso, redes de hipermercado, como é o caso do Assaí Atacadista, que vai converter dois pontos comerciais do Extra Hiper na Paraíba, proporciona oportunidades de primeiro emprego para muitos jovens, visto que alguns cargos não exigem experiência.

O Assaí executará a reforma das unidades para se transformarem em novas lojas do formato de atacarejo, em linha com a atual geração de unidades da Companhia. As lojas são localizadas em João Pessoa (Avenida Epitácio Pessoa, 1.277) e Campina Grande (Avenida Prefeito Severino B. Cabral1.339).

O acordo trará benefícios para a economia local com a geração de empregos e renda. Isso porque uma loja Assaí demanda 50% mais postos do que uma unidade do Extra Hiper. Além disso, milhares de trabalhos também serão gerados com as contratações em construção civil para o processo de reforma das lojas – em cada uma são necessários, em média, 350 profissionais. Cada loja gera, entre diretos e indiretos, cerca de 500 novas vagas de trabalho.

“É um crescimento econômico em cadeia: uma empresa de grande porte vai desencadear o surgimento de outras empresas, são ganhos econômicos encadeados. Como consequência disso, o principal fator que vai melhorar bastante é a geração de novos empregos. Vai movimentar a economia local, tem mais dinheiro circulando e também tira pessoas da informalidade”, enfatiza a economista Juliana Alves.