Metade dos consumidores do país têm quatro ou mais cartões de crédito

Estudo mostra que as compras de supermercado e alimentação são consideradas mais importantes pelos usuários.

Uma pesquisa revelou que 29% dos brasileiros possuem cinco ou mais cartões de crédito no Brasil. Os dados do Serasa eCred mostram que outros 18% têm quatro cartões e apenas 9% dos entrevistados usam apenas um cartão de crédito. Entre os entrevistados, 23% dizem ter três cartões e 21% afirmam ter dois.

O levantamento mostra também que para um terço dos entrevistados as compras consideradas mais importantes são as de supermercado e alimentação, num total de 34% das respostas. Ainda na escala de importância, 15% dos entrevistados usam o cartão para pagar contas em farmácias e 14% para a compra de eletrodomésticos. As demais despesas pagas com o cartão são roupas (11%), viagens (10%) e móveis (10%). Já o pagamento de boletos com cartão representa o menor percentual, de 6%.

“A população pode estar solicitando mais cartões para pagar contas que não consegue quitar por outros meios de pagamento à vista”, observa Amanda Rapouzo, Gerente do Serasa eCred.

A pesquisa realizada entre os dias 18 e 20 de abril ouviu 3.751 mil pessoas que tiveram cartão de crédito aprovado pela plataforma da Serasa eCred nos últimos 90 dias.

Dicas para evitar ou sair da inadimplência

1 — Cuidados com o número de cartões de crédito: não existe um número limite ou ideal de cartões de crédito. O importante é saber usar os cartões para a melhor gestão da vida financeira.

2 — Veja se há necessidade de ter mais cartões: caso tenha vários cartões de crédito, é importante entender qual a necessidade de uso de cada cartão, os custos envolvidos (anuidade, por exemplo) e a capacidade de pagar mais de uma fatura.

3 — Fique atento às datas de vencimento: para garantir que o nome não fique negativado, pague o cartão em dia. Assim, aumenta a sua credibilidade no mercado e você consegue juros melhores e parcelamentos mais longos para realizar seus projetos.

4 — Use os benefícios governamentais: aproveite o recebimento de renda extra, como o 13º e o Saque Emergencial do FGTS, para quitar dívidas.

6 — Informe-se: é importante monitorar sempre o status do seu CPF e utilizar serviços para quitar suas dívidas com descontos especiais, que podem chegar a 90%.

7 — Anote todos os seus gastos: tenha noção do próprio orçamento. Esta dica pode parecer básica demais, mas é muito importante para manter a organização completa das finanças do mês.

8 — Use a regra 50/30/20 para dividir suas dívidas: 50% para gastos essenciais (como aluguel, comida, contas básicas), 30% para gastos variáveis (cartão de crédito, lazer, etc) e 20% para reserva de emergência.