Saiba como responder Censo 2022 por telefone e pela internet

Questionário só poderá ser respondido de forma remota após visita do recenseador e liberação do e-ticket, com prazo de validade de sete dias.

Censo IBGE (Foto: Felipe Gesteira/Arquivo)

Em 2022, o Censo poderá ser respondido pelo cidadão de forma presencial, por telefone ou por internet, após visita do agente censitário e receber o tíquete eletrônico para autopreenchimento do questionário.

Ao receber a visita do recenseador, o cidadão poderá realizar ou agendar a entrevista presencial, marcar com o recenseador uma entrevista por telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet, para isso a pessoa irá receber um e-ticket, com validade de sete dias.

Para auxiliar a sociedade a preencher remotamente o questionário foi criado o Centro de Apoio ao Censo (CAC), que funciona por meio do número 0800 721 8181. O serviço funciona todos os dias, das 8h às 21h30, com 180 agentes censitários para atender às demandas. As informações prestadas ao CAC são confidenciais e o sigilo é garantido.

Para responder o Censo pela internet

Após uma visita inicial obrigatória do recenseador, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet. Então, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário online.

Para evitar que o morador se esqueça de responder e o e-ticket perca a validade, no segundo dia, o cidadão vai receber um aviso por SMS e e-mail. No quarto dia, o IBGE entrará em contato por telefone para verificar por que a pessoa não começou a preencher ou, se houve alguma dúvida ou se ela perdeu o e-ticket.

O CAC tentará o contato uma última vez no sexto dia e se o prazo de sete dias expirar com o questionário sem resposta, os recenseadores irão visitar o domicílio novamente para que possa ser realizada uma entrevista presencial.

Para responder o Censo por telefone

No Censo 2022, o cidadão terá a possibilidade de preenchimento por telefone. Após a visita do recenseador para o cadastramento do endereço e de pelo menos um contato com o morador, o cidadão poderá escolher responder por telefone.

O morador precisará conceder autorização para que os agentes preencham o formulário. Será enviada uma contrassenha por SMS ou e-mail para o cidadão, essa mensagem deverá ser informada ao agente censitário para a entrevista ser realizada.