ECONOMIA
61% do 13º salário será para pagamento de dívidas
As festas de final de ano deverão gerar menos consumo.
Publicado em 26/10/2012 às 8:00
As festas de final de ano deverão gerar menos consumo. Isto porque o 13º salário de 61% dos trabalhadores brasileiros será utilizado para o pagamento de dívidas, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
O dado é reforçado pela redução de 5,88% no número de consumidores que pretendem utilizar o recurso para a compra de presentes para o Natal deste ano, no mesmo comparativo.
Para o consultor de finanças pessoais Cláudio Rocha, o estudo apontou para uma atitude positiva do trabalhador.
“É sempre melhor se livrar da dívida. Quem está nesta situação deve usar do recurso extra para quitá-la, porque os juros continuarão rolando mês a mês”, explicou.
Segundo Cláudio, o pagamento das dívidas deve ser feito com prioridade para aquelas que sejam mais caras e com juros mais altos.
“Os cartões de crédito costumam ter os juros mais altos, em seguida os cheques-especiais. Imagine dar prioridade à festa de Natal e deixar uma dívida aumentar 8%, neste último caso? A situação só piora”, acrescentou.
A pesquisa da Anefac mostrou ainda que os consumidores que pretendem comprar presentes neste Natal deverão gastar menos. Em 2012, 76% dos trabalhadores deverão gastar menos de R$ 500 – contra 72% em 2011.
PLANEJAMENTO
O professor de Economia da UFPB Lucas Milanez disse que compreende que as famílias, no geral, não querem deixar de presentear na data, mas é preciso cautela.
“A família tem que entender a realidade monetária em que se encontra. É preciso estudar a situação e evitar um novo endividamento, fazendo as coisas de maneira mais modesta. No próximo ano, valerá mais se houver planejamento ao longo do ano para que o Natal de 2013 seja mais farto em compras e com menor endividamento”, orienta o professor de economia.
Comentários