icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Aneel não garante redução da luz

Redução na tarifa de energia elétrica dependerá da análise da receita e despesas da concessionária de energia elétrica que atua no Estado.

Publicado em 05/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:20

Mesmo propondo queda de 2,62% nas tarifas de energia elétrica para consumidores residenciais e de 5,08% para as indústrias por causa da 3ª Revisão Tarifária da Energisa Paraíba (EPB), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou ontem que não garante que haja redução nas contas de energia elétrica.

Tudo vai depender da análise da receita e despesas da concessionária de energia elétrica que atua no Estado e atende 1,1 milhão de unidades consumidoras em 216 municípios paraibanos. Ontem a Aneel adiou a audiência pública para discutir a revisão tarifária. O motivo, segundo a Aneel, foi 'falta de local para o encontro.

De acordo com a assessoria da Aneel ainda não há informações sobre nova data. Sabe-se apenas que a revisão tarifária tem que ser aprovada até 28 de agosto, data em que os consumidores terão a definição se suas contas de energia vão sofrer redução ou aumento. Mas segundo a Aneel, como a proposta já é de redução, a tendência é que esta premissa seja concretizada, já que para se chegar aos índices de desconto propostos a Aneel realizou uma análise preliminar das receitas e despesas da Energisa Paraíba.

Segundo a Aneel é comum, após a discussão popular através de audiência pública, se adotar a proposta inicial do órgão. Durante a audiência pública há a participação da sociedade, representantes de entidades e da concessionária de energia. A audiência Nº 053/2013, que trata da matéria, receberá contribuições da sociedade até o dia 10 deste mês e a opinião popular pode ser enviada também pelos e-mails, dependendo do tema.

As contribuições também podem ser enviadas pelo fax (61) 2192-8839 ou para o endereço da Agência (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70830-100), em Brasília-DF. (DB/PG).
Os índices finais do valor da tarifa serão conhecidos somente em agosto, quando o assunto será deliberado pela Diretoria da Agência em Reunião Pública Ordinária. A revisão das tarifas será aplicada a partir de 28 de agosto.

A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão e tem por objetivo obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel. A audiência também discutirá a qualidade do serviço e os limites dos indicadores de continuidade e dos conjuntos da Energisa Paraíba estipulados para o período de 2014 a 2017.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp