ECONOMIA
App avisa hora certa da saída da escola
Serviços oferecidos pelos apps variam de acompanhamento de boletins até simplificação de filas na hora de buscar as crianças.
Publicado em 11/02/2015 às 6:00 | Atualizado em 22/02/2024 às 17:54
O investimento em aplicativos voltados para a escola está em alta no sistema privado de ensino. Em João Pessoa, os serviços oferecidos pelos apps variam de acompanhamento de boletins até simplificação de filas na hora de buscar as crianças. Essa integração com a tecnologia vem agradando aos pais, que costumam se adaptar rápido às mudanças, sem a pressão de obrigatoriedade.
Um desses aplicativos é o 'Filhos sem fila', que pode ser adquirido por qualquer escola interessada. Na capital, a 'Prime's Cool', escola que oferece turmas até o 5º ano, está utilizando o sistema. O aplicativo permite que os pais avisem que estão chegando em poucos minutos, assim, a escola já prepara o filho e o deixa na porta da escola, evitando a demora e o congestionamento ocasionado pelo grande fluxo de carros em horário de pico.
Além dessa funcionalidade, também existe a opção de aviso, onde os pais podem informar que outra pessoa irá buscar a criança em determinado dia, enviando até uma foto para identificar e garantir a segurança dos filhos. "O aplicativo traz uma vantagem importantíssima: otimização do tempo, algo que buscamos e precisamos cada vez mais. Além disso, há a questão da segurança, no sentido de deixar claro quem está autorizado a buscar a criança. Acredito muito na potencialidade do aplicativo e acho que traz muitos benefícios para a escola e para os pais", explicou a advogada Hallyne Aragão, mãe dos gêmeos Marinna e Nathan, de 5 anos, que estudam na Prime's Cool.
Pai de uma criança de 4 anos e formado em ciência da computação, Luciano Pessoa acredita que as escolas poderiam aderir cada vez mais à tecnologia. “Na escola do meu filho ainda não tem nenhum tipo de aplicativo, mas eu espero que um dia percebam que tanto a escola, quanto os pais, só tem a ganhar com esse tipo de parceria”, afirmou. “Um aplicativo que facilitasse a comunicação, sem necessitar esperar muito tempo para ser atendido no telefone, por exemplo, é mais simples e útil do que se imagina”, finalizou.
Atualmente, aplicativos que atuam como um banco de dados rápido para os educadores e que permitem o acompanhamento do desempenho dos filhos pelo pai já estão sendo testados em algumas escolas, mas em passos curtos. “Já tomei conhecimento de aplicativos testados lá em São Paulo, como o Pertoo, que podem funcionar em escolas daqui. Vou começar a disseminar essa ideia com os outros pais, para apresentarmos à escola. Acho que vale a pena”, assegurou Luciano. (Especial para o JP)
Comentários