ECONOMIA
BC regulamenta pagamento via celular
Regulamentação abre caminho para que bancos e instituições não financeiras ofereçam cada vez mais esse tipo de produto.
Publicado em 05/11/2013 às 6:00
Fazer pagamentos via telefone celular, usar um cartão previamente carregado com dinheiro para quitar as despesas do mês ou ainda acumular valores nos chamados moedeiros virtuais são serviços que deverão deslanchar no Brasil, a partir de agora.
A regulamentação que abre caminho para que bancos e instituições não financeiras possam oferecer esses produtos foi aprovada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) e foi divulgada ontem pelo Banco Central, no V Fórum sobre Inclusão Financeira, realizado em Fortaleza.
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou que a regulamentação dos meios de pagamento, incluindo os serviços móveis, contribuirá para importantes avanços desses serviços.
"Estamos disponibilizando a regulamentação da lei, o que permite o desenvolvimento efetivo da atividade de pagamentos móveis no País." Segundo o presidente do BC, a regulamentação trata do processo de autorizações, gerenciamento de risco, contas de pagamento e fiscalização e vigilância do sistema.
Tombini também falou crescimento econômico. Ele disse que o "o crescimento econômico tem se materializado de forma gradual" e que a percepção está mais pessimista do que a realidade. Olhando à frente, disse ele, os fatores de sustentação da demanda doméstica continuam presentes, com desemprego nas mínimas históricas e geração de emprego.
O crédito, continuou Tombini, segue em ritmo sustentável, com redução da inadimplência e do comprometimento de renda. Tombini afirmou que a demanda externa tende a contribuir mais intensamente para o crescimento da economia brasileira. Ele afirmou que o crescimento da oferta será proporcional à recuperação da confiança dos agentes econômicos. (Com Agência Estado).
Comentários