ECONOMIA
Brasil no mesmo nível da França
População brasileira está entre as que mais trabalham para pagar tributos, perdendo apenas para os suecos e franceses.
Publicado em 22/05/2012 às 6:30
Os brasileiros estão entre os que mais trabalham para o fisco, perdendo só para os suecos (185 dias), mas em termos de dias pagos de tributos estão no mesmo nível dos franceses (149). Já os espanhóis (137), os americanos (102), os argentinos (101), os chilenos (97) e os mexicanos (95) trabalham menos para seus fiscos. A tributação sobre os rendimentos (salários, honorários) é formada principalmente pelo IR, pela contribuição previdenciária (INSS e previdências) e pelas contribuições sindicais.
O consumo gera impostos (PIS, Cofins, ICMS, IPI, ISS, etc) já inclusos no preço dos produtos e serviços. E o patrimônio incorre em arrecadações de diversas siglas IPTU, IPVA, ITCMD, ITBI e ITR. Os brasileiros arcam ainda com outras tributações, como taxas de limpeza pública, coleta de lixo, emissão de documentos, além de contribuições como a da iluminação pública.
Na esfera dos impostos estaduais, o que possui maior impacto é o ICMS. Para Salomão, este tributo em específico merece maior atenção e deve ser repensado pelos legisladores para que atenda a questões de seletividade e essencialidade dos produtos comercializados.
Comentários