ECONOMIA
Campanha contra assédio garante Prêmio Colunistas Digital para TagZag
Premiação em categoria Norte-Nordeste garante presença na etapa nacional.
Publicado em 02/05/2019 às 19:29 | Atualizado em 03/05/2019 às 17:36
https://www.youtube.com/watch?v=t7tvNQM42Ho&feature=youtu.be
Auto intitulada como “a primeira campanha contra assédio nas agências de publicidade”, o projeto ‘Esse case é foda’, da agência paraibana TagZag, foi um dos vencedores regionais do Prêmio Colunistas 2018. A campanha levou para casa o Grande Prêmio de Peça de Mídia Digital Norte-Nordeste e agora segue como finalista na premiação nacional, concorrendo com outros quatro trabalhos. Veja o vídeo acima.
Todas as peças da campanha premiada podem ser conferidas no site do prêmio.
A peça premiada faz parte de uma ação bem mais ampla coordenada por mulheres e realizada em quatro passos. Primeiro, a equipe da agência criou um grupo anônimo no Facebook com publicitárias de todos os nove estados do Nordeste. Elas foram convidadas, então, a responder uma pesquisa sobre assédio nas agências.
O terceiro e importante passo era conseguir um número expressivo de formulários respondidos. Por fim, os dados apurados se transformaram na campanha, que queria mostrar os números e os casos de mais destaque entre os relatos de assédio. Tudo isso como se fossem vídeo cases. Todo o material produzido de forma colaborativa na campanha pode ser conferido no site da campanha.
A campanha viralizou de tal forma que o site foi visto por profissionais de todos os estados brasileiros em apenas 24 horas, totalizando 11 mil sessões em apenas uma semana.Mais de 250 mil pessoas viram o material. A ação se transformou em palestras e debates e motivou a criação de uma nova pesquisa pelo Grupo de Planejamento, de São Paulo.
Sentimentos contraditórios
O prêmio tem um sabor dividido para a equipe realizadora da campanha. Segundo o head de negócios e inovação na TagZag, Frank Ramalho, a repercussão da campanha é triste porque mostrou que a realidade do assédio estava mais presente no mercado do que a equipe imaginava. Por outro lado, se essa realidade existe, o prêmio ajuda a “dar voz a esse grito, que muitas vezes fica guardado por medo”. “A gente não esperava que o resultado fosse tão forte”, diz.
Quando a campanha foi inscrita no Prêmio Colunistas, Frank diz que a intenção era fazer ainda mais profissionais verem o material. Mas veio o prêmio regional e agora o publicitário comemora o fato de que publicitários de todo o Brasil e que compõem o júri da fase nacional vão ter acesso a ele. A sessão de avaliação para definir os vencedores nacionais acontece sábado (4), mas o resultado deve ser anunciado apenas na festa de premiação, que ainda não tem data marcada.
Ficha técnica da Campanha 'Esse case é foda'
- Direção de Criação: João Saraiva
- Planejamento: Carol Crozara
- Redação: Gabi Borges, Renata Rodrigues e João Saraiva
- Direção de Arte: Julio Cesar
- Produção Gráfica: Renata Matos
- Tecnologia Digital: Mateus Danton e Augusto Cesar
- Mídia: Carol Crozara e Guilherme Pontes
- Atendimento: Mariana Craveiro e Frank Ramalho
- Produtora de Filme: Zcreativecontent/Maionoise Content Studio
- Direção do Filme: Fabiano Correia
- Produtora de Áudio: Tango/Audiola/Solo
- Impressão: Gráfica JB,
- Gráfica: Nsg Comunicação Visual
- Aprovação: Mariana Craveiro
Comentários