ECONOMIA
Cartão unificado deve movimentar R$ 11 mi
Usuários poderão fazer compras em diversos estabelecimentos utilizando seus cartões de passagem em transportes coletivos.
Publicado em 02/02/2012 às 6:30
A proposta é simples. Somar grande parte dos serviços e benefícios oferecidos pelas empresas para seus funcionários ou utilizados pelos consumidores avulsos em um único cartão de crédito. A partir deste mês, os usuários do sistema de transporte público de Campina Grande irão, paulatinamente, trocar os atuais cartões por um novo, com essas características. A nova ferramenta, o ‘Libercard’ foi apresentada ontem à noite aos empresários, no auditório da Associação Comercial e Empresarial (ACCG) do município e deverá movimentar mais de R$ 11 milhões por mês, quando estiver totalmente implantado.
Com a mudança, os usuários que forem funcionários de empresas que aderirem ao sistema também irão ter a possibilidade de utilizar o cartão para a compra de alimentação, eletroeletrônicos, remédios e outros serviços. “Em um único cartão você tem vários serviços, sendo que o uso do benefício é específico. Ou seja, você não pode usar o dinheiro destinado pela empresa para alimentação na compra de computadores”, explicou a diretora do ‘Libercard’, Júnia Moreira.
A expectativa é que a nova ferramenta seja instalada em pelo menos 300 estabelecimentos comerciais do município. Lá mesmo, os usuários podem utilizar dos créditos e ao mesmo tempo recarregar os valores. “Nós vamos substituir paulatinamente. Primeiro iremos implantar junto aos funcionários das empresas de ônibus e depois estender a utilização para outros usuários”, adiantou o superintendente do Sitrans, Anchieta Bernardino.
Ele também adiantou que com a mudança no cartão, a leitura nos ônibus coletivos passará a ser biométrica. “Estamos mudando toda a tecnologia. Agora o usuário apresentará o cartão e depois coloca o dedo no leitor. Isso vai evitar que pessoas usem os cartões de estranhos para usarem o sistema”, assinalou Bernardino.
Para o presidente em exercício da ACCG, Álvaro Barros, a nova ferramenta deverá facilitar a concessão de benefícios das empresas para os funcionários, ao mesmo tempo em que dará mais praticidade aos usuários. “Você vai ter um cartão de crédito com várias finalidades. Ou seja, vários em um único, podendo até mesmo o funcionário de uma empresa fazer empréstimo consignado com essa ferramenta”, diz.
A partir da implantação do sistema, a expectativa é que o novo serviço aumente o fluxo no comércio e ao mesmo tempo potencialize o varejo. “Quem for a um estabelecimento que tiver aderido ao cartão ao recarregá-lo para usar no coletivo, terá uma disposição em fazer outras compras”, sublinhou Júnia Moreira.
Comentários